Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ásia: culturas e religiões unidas para enfrentar problemas


Bangcoc (RV) - O diálogo entre culturas e religiões é o único caminho para um futuro de paz e desenvolvimento na Ásia: esta é a conclusão do recente seminário “Culturas asiáticas em diálogo”, organizado em Bancoc pelo Departamento ‘Paz e Harmonia’ da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC).

O Seminário reuniu mais de 50 estudiosos provenientes de 12 países da Ásia, Europa e América, e foi organizado por Dom Thomas Menamparampil, Arcebispo emérito de Guwahati, que dedicou toda a vida pela paz no Noroeste da Índia, e que ao completar 75 anos, deixou o cargo depois de 50 anos de incansável ministério pastoral.

Participaram do debate especialistas de diversas tradições culturais e religiosas, como Confucionismo, Taoísmo, Budismo, Hinduísmo, Islã, Cristianismo, Siqueísmo e Jainísmo, além de líderes tribais e expoentes das Universidades de Pequim, Xangai, Nanquim, Wuhan, Xian, Shaanxi, Manilha, Bangcoc, Chennai, Phnom Penh e Madras.

Segundo o Arcebispo Menamparampil, “o objetivo era levar a contribuição das várias tradições para enfrentar problemas urgentes como a violência, a corrupção, os danos no ambiente, a erosão dos valores éticos na Ásia”.

Para ele, “se quisermos evitar o conflito de civilizações e culturas, é preciso adotar o caminho do diálogo rumo a uma comunhão de culturas e civilizações, e construir pontes nos períodos de transição”.

Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral apresentada pelo Arcebispo Menamparampil em 18 de janeiro passado. Falando de seus futuros planos, o Arcebispo disse “não ter outro desejo senão unir as pessoas e compartilhar as reflexões sobre o destino comum da humanidade”. 

Fonte: rádio Vaticano

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)