Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Audiência pública discute conclusão de grandes obras



Uma audiência pública sobre o término da obra de duplicação da ponte sobre o Rio Machado e finalização do anel viário, ambos em Ji-Paraná, reuniu a população e diversas autoridades no plenário da Câmara de Vereadores no município, na manhã de hoje (13). Importantes presenças foram registradas, entre elas: o prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM), o vice prefeito José Otônio (PSDB); o senador Acir Gurgacz (PDT); o senador Valdir Raupp (PMDB); a deputada federal Marinha Raupp (PMDB); o Governador de Rondônia, Confúcio Moura, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), presidente da Câmara de Vereadores, vereador  Nilton César (PSB), o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), José Ribamar de Oliveira; e o proprietário da GM Engenharia, Euzébio Grareschi, que é a empresa executora da obra de duplicação da ponte sobre o Rio Machado.

Ponte sobre o Rio Machado

Segundo o Prefeito Bianco, alguns detalhes de acabamento faltam ser concluídos na ponte sobre o Rio Machado, porém, cerca de 94% da obra já está pronta.

“Temos esbarrado em alguns problemas burocráticos. Reconheço e assumo que a Prefeitura de Ji-Paraná é responsável pelo atraso na entrega do projeto técnico para que esses últimos detalhes sejam concluídos. O DNIT é muito exigente, já fizemos as adequações necessárias por diversas vezes e o projeto acaba sendo devolvido para novas alterações. Mas garanto que até o próximo dia 20 este projeto já estará em Porto velho no DNIT e em seguida ele será enviado a Brasília. Quanto a licença ambiental, já está tudo dentro do que determina a lei e liberado pela Sedam. A nossa prestação de contas também está em dia e sem problema. Apenas falta fazermos chegar esses dados técnicos ao DNIT, que como eu afirmei, estaremos entregando em breve”, afirmou.

O senador Valdir Raupp reforçou o discurso do Prefeito ao afirmar que centenas de obras em todo o Brasil estão paralisadas por causa de adequações em projetos técnicos. “É uma deficiência em todo o país. Só em Porto Velho são mais de 100 obras nesta situação, inclusive seis pontes foram abandonadas pela empresa que executava a obra por problema de projeto”, explicou Raupp.

Um importante assunto levantado nesta audiência pelos parlamentares foi sobre a recuperação da BR- 364. O senador Raupp afirmou que toda a bancada federal está cobrando mais agilidade no início desta obra, desde Vilhena a Candeias do Jamari, pois só este ano já foram registradas cerca de 40 mortes nesta rodovia.

 

Duplicação do trecho urbano da BR-364

Em seu discurso, o senador Acir Gurgacz foi bastante veemente quanto à obra de duplicação da BR-364 no trecho urbano de Ji-Paraná. “Amanhã será licitada esta obra. Está atrasada seis meses porque uma das empresas que participou da licitação entrou na Justiça para que houvesse o cancelamento da mesma”, garantiu.

Anel Viário

O outro assunto discutido durante a audiência foi quanto ao término do anel viário de Ji-Paraná. O governador Confúcio Moura garantiu que tem como uma das metas da sua administração concluir esta obra que é de responsabilidade do Governo do Estado. “Em agosto ou setembro estaremos realizando o processo licitatório e logo em seguida vamos iniciar a obra”, explicou.

A deputada federal Marinha Raupp reforçou a informação do governador dizendo que já estão empenhados R$ 12 milhões para a continuação da obra do Anel Viário de Ji-Paraná.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)