Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bachelet chega a 81% de aprovação, mas não transfere popularidade para candidato


 
Renata Giraldi
Agência Brasil 

No mês em que seu candidato à sucessão presidencial ficou em segundo lugar no primeiro turno das eleições, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, atingiu o índice mais alto de aprovação popular. Pesquisa divulgada hoje (7) pelo instituto Adimark GFK informa que ela obteve 81% do apoio dos chilenos. De acordo com o instituto, a aprovação é ainda maior (87%) entre as mulheres em comparação aos homens (74%).

A pesquisa foi realizada em dezembro, quando os chilenos foram às urnas para escolher o sucessor de Bachelet. Apesar da elevada aprovação popular, a presidente demonstrou que não transfere votos para seu candidato – o ex-presidente Eduardo Frei Ruiz (Concertación). No primeiro turno das eleições, Frei ficou 14 pontos percentuais atrás do empresário Sebastián Piñera (Alianza).

Em análise feita à EBC, o professor de Opinião Pública da Universidade Católica do Chile, William Porath, disse que no Chile a cultura de transferência de votos não existe. Segundo ele, por tradição, o presidente da República não deve se envolver diretamente na campanha de seu candidato. Porath disse que os chilenos não apreciam o engajamento ostensivo do presidente em favor de seu sucessor.

Pela pesquisa de opinião do Adimark, a economia do governo Bachelet também atingiu sua melhor avaliação obtendo 71% de apoio. Outra área bem avaliada foi o setor de Defesa que conseguiu 53%. A presidente deixa o governo no dia 11 de março.

Antes, no próximo dia 27, os cerca 9 milhões de eleitores chilenos voltarão às urnas para escolher o futuro presidente do país andino. Piñera e Frei intensificaram suas campanhas na reta final. A eleição polariza uma disputa entre a direita, de Piñera, e a esquerda de Frei.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)