Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ban Ki-moon: Observadores da ONU são atacados na Síria


Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse hoje (7) que a equipe de monitores que tentava chegar ao local onde teria ocorrido um novo massacre na Síria foi atacada.

Em um discurso durante uma sessão da Assembleia Geral da ONU para discutir a situação da Síria, Ban Ki-moon informou que os monitores da organização foram "alvejados com armas de baixo calibre" no vilarejo de Qubair, onde 78 pessoas teriam sido mortas por forças leais ao presidente sírio, Bashar Al Assad.

No discurso na sede da ONU em Nova York, o secretário-geral também disse que o governo sírio perdeu a legitimidade.

A ONU enviou 297 observadores ao país para verificar a implementação do plano de paz negociado pelo enviado das Nações Unidas e da Liga Árabe, Kofi Annan. Entre os monitores da ONU enviados à Síria estão 11 brasileiros.

Os monitores das Nações Unidas informaram que o Exército sírio está impedindo a entrada do grupo em Qubair. Mas a televisão estatal da Síria relatou que os monitores entraram no vilarejo, uma informação que não pôde ser confirmada por fontes independentes.

Um dos moradores de Qubair, que sobreviveu ao ataque, disse que, quando o Exército e a milícia do governo deixaram o vilarejo, ele encontrou cerca de 40 corpos, a maioria de mulheres e crianças mortas a facadas.

Ativistas de oposição disseram que forças partidárias do governo são responsáveis pelas mortes em Qubair, mas, segundo o governo, que alega que o número de mortos é bem menor que o divulgado, informou que os civis do vilarejo foram mortos por terroristas.
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)