Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ban Ki-moon pede liderança forte à Bolívia para agenda sustentável pós-2015


Da Agência Lusa*

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu, nessa quinta-feira (12), ao presidente da Bolívia, Evo Morales, uma liderança forte à frente do G77, para a definição de uma agenda pós-2015 sustentável.

Ban Ki-moon fez o pedido a Morales, depois de terem chegado juntos à cidade de Santa Cruz (no Leste do país) que, este fim de semana, sedia a cúpula do grupo dos 77 países em desenvolvimento e a China, convocada pela Bolívia para marcar os 50 anos do bloco.

Em declaração aos jornalistas, o secretário disse que as discussões deste ano se revestem de especial importância, na medida em que o foco se volta para três aspectos, incluindo a ampliação de esforços para que sejam alcançados os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, cujo cumprimento vai ser avaliado em 2015.

“Em segundo lugar, devemos ter um acordo global sobre as alterações climáticas. E, em terceiro, temos que ter uma agenda de desenvolvimento sustentável para depois de 2015. Nesses três pontos, preciso da forte liderança do presidente Morales como presidente do G77 e a China”, destacou Ban Ki-moon.

O secretário-geral das Nações Unidas acrescentou ser necessária uma “forte associação” entre o grupo e o restante dos estados-membros da ONU, para um trabalho conjunto.

O avião do chefe de Estado da Bolívia aterrissou às 22h35 no Aeroporto de Viru Viru, procedente de São Paulo, onde Morales e Ban Ki-moon assistiram à abertura da Copa do Mundo.

O encontro começa amanhã. Está confirmada a presença dos presidentes de Cuba, do Equador, de El Salvador, do Uruguai, da Argentina, do Paraguai, Peru e da Venezuela.

*Agência Brasil com informações da Agência Lusa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)