Hoje, nove governadores departamentais estarão sendo eleitos na Bolívia. O grande desafio do presidente Evo Morales é eleger seus aliados, já que muitos dos Departamentos se insurgiram contra o governo de La Paz e fizeram um movimento separatista.
Mas, para mim, eleições são sempre uma festa. Nos lembra que somos livres para escolher quem nos governará, mesmo quando as opções entre os candidatos oferecidos não nos favorece.
Ontem, a Mar e eu encontramos a cidade de Cobija pronta para as eleições. Havia mais bandeira da Bolívia hasteadas em prédios oficiais e residências que o normal. Uma loja distribuía bandeirinhas às crianças que passavam por lá.
As fotos são da Plaza La Paz, onde estão instalados os prédios da sede do governo departamental e um panteão em homenagem a Simon Bolivar, ao "Herói Boliviano" e ao general German Bush Becerra, criador do Departamento de Pando . (Fotos JCarlos)
Sede do Governo de Pando
De outro ponto de vista
Simon Bolivar, libertador da América Espanhola e,
agora, "padroeiro" do Brasil
ELEICIONES 2010
Quem quiser ir do Brasil para "La Banda", neste domingo de páscoa, pode mudar de idéia. Serão realizadas eleições regionais para escolha dos governadores de Departamentos, deputados departamentais, prefeitos, vereadores, autoridades indígenas de caráter local e também os subgovernadores provinciais e corregedores.
Em Cobija, capital do Departamento de Pando, onde a reportagem do Banzeiros esteve fazendo umas comprinhas básicas, o clima eleitoral estava pegando fogo. Abaixo, em fotos da Mar e minhas, filas para abastecer carros e motos nos postos da cidade, por conta. Lá embaixo, uma prova da popularidade do presidente Evo Morales.
Fonte: Blog Banzeiros do jornalista de Opinião José Carlos Sá.
Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)