Terça-feira, 22 de maio de 2012 - 05h37
Nova Iorque (RV) - A pobreza pode ser combatida por meio de uma melhor integração entre regiões, defende o vice-presidente para Redução da Pobreza e Gerenciamento Econômico do Banco Mundial. Otaviano Canuto participou, na última sexta-feira, em Nova Iorque, do Debate de Alto Nível sobre o Estado da Economia e Finanças Mundial e seu Impacto no Desenvolvimento.
Durante intervenção no encontro, o vice-presidente do Banco Mundial lembrou que os países fechados por terra poderiam ser beneficiados por meio de acordos regionais de comércio.
Em entrevista à Rádio ONU, Otaviano Canuto falou que essa integração ajudaria nas importações e exportações.
"Por abrir oportunidades, principalmente para os países que não tem acesso direto, por exemplo, ao mar. Sem integração física, ou seja, sem adequados meios de transporte, as regiões que não têm à disposição o acesso, elas não podem comprar adequadamente. Não podem importar alimentos; também não podem oferecer no mercado lá fora aquilo que elas podem produzir. O comércio beneficia e portanto, um dos mecanismos para a redução da pobreza é justamente integrar as regiões."
O especialista do Banco Mundial disse que esse é um problema especialmente em países africanos que não têm ligação com o mar. Otaviano Canuto também afirmou que os países do G-8 podem ajudar a reduzir a pobreza, caso invistam em infraestrutura para melhorar a produção agrícola mundial e evitem medidas protecionistas.
Já o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, defendeu, ao fim do debate de alto nível, que os esforços para recuperar a economia global sejam baseados numa visão a longo-prazo de sustentabilidade.
Fonte: Rádio Vaticano
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da