Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bento XVI: Os desafios no campo dos Direitos Humanos


Cidade do Vaticano (RV) – Nos últimos seis anos, 60 mil pessoas morreram e três mil desapareceram. Números de uma guerra? Este é o contexto que o Papa conhecerá a partir desta sexta-feira, início da sua viagem apostólica que o leva ao México e a Cuba.

O México é o retrato clássico da América Latina: país muito rico em recursos materiais, mas inúmeras diferenças sociais. Como outros países da região, viveu um boom econômico, em que muitos enriqueceram, mas não houve a educação suficiente para aprender a respeitar o outro.

À nossa colega mexicana do Programa Hispano-Americano, Patrícia Jauregui, que está cobrindo a viagem de Bento XVI, perguntamos qual o desafio no campo dos Direitos Humanos no México:

O desafio para o México enquanto Direitos Humanos está em dois níveis: de um lado, reconhecer que os Direitos Humanos no México não estão sendo completamente respeitados. De outro, reconhecer que o governo está tentando fazer esforços para que sejam instaurados e respeitados no país. Existe um problema na origem dessa falta de respeito, a excessiva pobreza, em meio à impunidade que permeia a relação entre narcotraficantes e políticos.

Nos últimos seis anos, 60 mil pessoas morreram no país, das quais muitos membros da população civil. O problema que existe no México é que não se consegue separar o que é a corrupção, violência provocada pela pobreza e o que é, principalmente, o apoio por parte das autoridades nesses pisoteio dos Direitos Humanos, a corrupção que está dentro do sistema político. E os pobres são os mais vulneráveis.

Como exemplo, Patrícia Jauregui cita os migrantes. De um lado, afirma que o governo sempre se esforçou em reconhecer os direitos dos mexicanos que migram para os EUA, mas as pessoas que vêm da América Central que se dirigem aos EUA e passam pelo México são vítimas de atrozes violências por parte do próprio exército, dos narcotraficantes. A solução, afirma Jauregui, está na educação. A Igreja está muito ativa neste campo, existem inúmeras ONGs católicas, mas não é por parte da Igreja que a solução será obtida, a necessidade está na educação. E esta visita ao México do Papa Bento XVI, como está sendo vivida? A jornalista faz questão de ressaltar que a sua mensagem tem uma valência continental:

Esta visita será ao continente americano, a importância de o Papa visitar o México é para dar alento às pessoas, pelo menos esta é a esperança dos mexicanos. Eles estão esperando palavras de alento e também força espiritual para poder seguir adiante, porque a situação no México atualmente é crítica.

Fonte: Rádio Vaticano

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)