Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Brasil quer acordo entre Mercosul e União Europeia


Mariana Branco
Agência Brasil

Brasília - O governo brasileiro tem interesse em avançar rapidamente na direção de um acordo entre Mercosul e a União Europeia, disse hoje (23) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. As negociações para um acordo birregional estão interrompidas desde 2004. O ministro deu as declarações durante o encerramento do 6° Encontro Empresarial Brasil-União Europeia, iniciativa de empresários brasileiros e europeus. Amanhã (24), será realizada a Cúpula Brasil-União Europeia, com participação da presidenta Dilma Rousseff e dos líderes do bloco econômico.

Pimentel destacou que o país deseja o acordo entre os blocos sul-americano e europeu, mas tem de buscar acordo com os outros países do Mercosul. O grupo reúne Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai, este último suspenso até abril. O ministro abordou também a crise internacional. Segundo ele, o Brasil acompanha "com interesse" o desdobramento das políticas europeias no enfrentamento da crise econômica. "Para a estabilidade econômica do mundo, é fundamental que a União Europeia recupere sua economia, atravesse o momento de crise", disse.

O ministro recebeu uma declaração conjunta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das organizações europeias Business Europe e Eurochambre pedindo políticas para melhora nas relações de comércio entre o Brasil e o bloco europeu. No documento, os representantes do setor privado brasileiro e europeu pedem a remoção de barreiras protecionistas ao comércio, a conclusão do acordo Mercosul-União Europeia, estabelecimento de parcerias para inovação e cooperação em fóruns econômicos como o G20 (grupo das maiores economias do mundo) para desestimular a guerra cambial.

O vice-presidente da CNI, Paulo Tigre, pediu o encaminhamento da declaração à presidenta Dilma Rousseff. Inicialmente, a assessoria de comunicação da entidade havia informado que o documento seria entregue diretamente à presidenta durante a cúpula Brasil-União Europeia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)