Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Buenos Aires acorda azul e branca na manhã da final


 
Monica Yanakiew
Agência Brasil

Milhares de argentinos viajaram de última hora para o Brasil, para assistir à final da Copa contra a Alemanha neste domingo (13). Os que ficaram em Buenos Aires começaram a se preparar, desde cedo, para torcer nas praças públicas da cidade, onde foram instalados telões. “Eu ia ficar em casa, assistindo ao jogo com a família, porque a previsão era de chuva, mas agora que vi o sol sair vou para a praça, para ter a sensação de estar num estádio”, disse Juana Gonzalez, que saiu cedo para a padaria, para comprar o lanche da torcida.

A capital argentina amanheceu azul e branca. Em muitas esquinas, vendedores comercializavam bandeiras, chapéus, perucas e a máscara do craque Lionel Messi. Telões foram instalados pela prefeitura nas praças San Martin, no centro, e Centenário. Também há telões em frente ao Congresso e ao Obelisco, o cartão postal da cidade.

Os irmãos Herman, Michael e Henry Bustamante, filhos de argentinos, que nasceram e cresceram em Nova York, viajaram a Buenos Aires só para assistir à final. “Foram duas horas de voo de Nova York a Atlanta e outras dez até Buenos Aires. Tudo isso para ver um jogo e festejar com parentes e amigos, antes de voltar na terça-feira para Nova York”, disse Herman. Os três decidiram viajar, depois que a Argentina derrotou a Holanda na semifinal: “Avisei no trabalho que ia dar um pulo em Buenos Aires, no final de semana, e que faltaria ao trabalho na segunda e terça. Me olharam como se fosse um louco. Nos Estados Unidos ninguém e tão fanático por futebol como os argentinos e brasileiros”, disse Michael.

Desde cedo, em Buenos Aires, é possível ouvir buzinas e cornetas pelas ruas, mas apesar da animação, o torcedor argentino não esta cantando vitória antes da hora. “Começamos a Copa meio sem jeito, fomos melhorando com o tempo e temos o melhor jogador”, explicou Juan Arial, que desde cedo estava no Obelisco para assegurar um bom lugar. “Mas não podemos menosprezar o adversário, que tem uma excelente seleção. Os jogadores alemães têm um ótimo trabalho de equipe”.

A Argentina enfrentou a Alemanha seis vezes numa Copa – duas delas, em finais. A Argentina ganhou a primeira, em 1986, e perdeu a segunda, em 1990. Para muitos torcedores, chegou o momento do desempate. “Estou esperando por esse momento há 24 anos”, disse Pablo Gorrostiaga. Se a Argentina sair vitoriosa, será tricampeã. Se a Alemanha vencer, será tetracampeã.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)