Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Casos de cólera na Somália podem superar 60 mil antes do verão, alerta OMS



Da Agência EFE
Gente de Opinião

Criança somali em um campos para deslocados em Qardho. O país enfrenta uma longa seca e organismos internacionais alertam que a área passar por uma grave crise de cóleraDai Kurokawa/EPA/Agência EFE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta sexta-feira (5) que pode haver, antes do verão, acima de 60 mil casos de cólera na Somália, na maior epidemia nos últimos cinco anos e que já matou mais de 618 pessoas. As informações são da agência EFE.

Em meados de abril a OMS disse que previa que os casos de cólera registrados nos primeiros meses do ano até o verão se duplicariam, com o que, com 25.424 doentes, chegaria a 50 mil. Mas hoje o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, falou numa coletiva de imprensa que já há 2 mil casos verificados no começo de maio e que o surto se expande rapidamente.

"Estas cifras duplicarão em junho, devido ao aumento de casos durante a temporada de chuvas que começa agora", afirmou Jasarevic, admitindo que o número de doentes por cólera pode chegar  a 60 mil antes do verão. A taxa de mortalidade média deste surto está em 1,9%, superando o limite de 1% que serve para determinar que a epidemia tem o caráter de emergência.

A OMS explica que o deslocamento em massa gerado pela seca na Somália gerou áreas superpovoadas que afetam mais de um milhão de pessoas e provocou um aumento no número de casos de sarampo, diante da baixa taxa de vacinação e da má nutrição no país.

No total, foram registrados 6.346 casos de febre nas 16 primeiras semanas do ano na Somália, um número várias vezes maior que o registrado no mesmo período do ano anterior.

Para lutar contra o cólera, a OMS e o Ministério de Saúde da Somália lançaram ontem (4) uma segunda campanha de vacinação, desta vez em Baidoa, a cerca de 250 quilômetros a noroeste da capital Mogadíscio, com o objetivo de vacinar cerca de 224 pessoas com um ano de idade ou mais. Além disso, em 40 distritos estão operando centros de tratamento do cólera, segundo a organização.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)