Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Cassel recebe comitiva do Instituto Nacional de Reforma Agrária da Bolívia



A comitiva do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INRA) da Bolívia, que visitou o Brasil nos últimos dias, esteve reunida ontem (17), com o ministro do Desenvolvimento Agrário,Guilherme Cassel e com o presidente do Incra, Rolf Hackbart para compartilhar experiências entre os dois países.

Durante vários dias, os bolivianos visitaram assentamentos e conheceram de perto o trabalho do MDA e do Incra para aprimorar o desenvolvimento rural e aprofundar a reforma agrária. Em Santa Catarina, eles estiveram no município de São Miguel d´Oeste onde conheceram uma cooperativa de assentados que processa cerca de 400 mil litros de leite por dia. Um frigorífico de peixes e uma fábrica de conservas de pepino também foram visitados pela comitiva.

Cliver Rocha Rojo, diretor-geral de Distribuição de Terras do INRA, explicou o especial interesse dos bolivianos nas experiências de agroindústria desenvolvidas nos assentamentos. Ele afirmou que esse tipo de iniciativa ainda é rara na Bolívia, mas que os campesinos e indígenas estão procurando maneiras de começarem a processar a produção agregando valor e gerando mais renda para as famílias. Outra política pública brasileira que despertou o interesse da comitiva é a comercialização da produção como o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA.

Desde o início do governo do líder indígena Evo Morales, em 2006, o país está promovendo uma ampla política de desenvolvimento rural e reforma agrária. Foi criada a empresa de Apoio à Produção de Alimentos (EMAPA) que em três anos apoiou milhares de famílias de agricultores e indígenas produtores de milho e arroz, principais alimentos dos bolivianos. A área cultivável aumentou em mais de 86 mil hectares e a produção teve um incremento de 82 mil toneladas. Com essas medidas, o país conseguiu controlar a inflação dos preços dos alimentos durante a crise financeira que abateu o mundo nos últimos dois anos.

Também foi criado um programa de modernização da agricultura que financiou mais de mil tratores e máquinas para as famílias de agricultores parecido com o programa brasileiro lançado em 2008, o Mais Alimentos.

Entre 2006 e 2009, a Bolívia titulou 26 milhões de hectares beneficiando quase 100 mil famílias por meio de programas como o Plano Nacional de Saneamento e titulação da Propriedade Agrária e o Plano Nacional de Terras e Assentamentos.

O ministro Guilherme Cassel elogiou o trabalho feito pelo governo de Evo Morales e reiterou a disposição do governo brasileiro de trocar e compartilhar experiências entre os dois países vizinhos. “É uma determinação do presidente Lula colaborar com o desenvolvimento da Bolívia”, afirmou. O ministro incentivou os bolivianos a participarem mais efetivamente de fóruns internacionais que discutem o desenvolvimento rural e a inclusão das populações campesinas e indígenas. Cassel citou como exemplo a Reunião Especializada da Agricultura Familiar, a REAF, que aprofundou as discussões deste setor no âmbito do Mercosul.

Fonte: MDA

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)