Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Celebração do Natal em Belém é marcada por pedidos de paz



BBC Brasil

O patriarca latino de Jerusalém e principal autoridade da Igreja Católica na Terra Santa, Dom Fouad Twal, afirmou nesta quinta-feira que todos os cristãos têm hoje uma esperança comum: a paz.

Twal realizou uma procissão de Jerusalém a Belém, onde lidera as comemorações do Natal juntamente com milhares de peregrinos cristãos.

Depois que ele e seu comboio de carros atravessaram o muro erguido por Israel para separar áreas palestinas na Cisjordânia, onde fica Belém, o patriarca disse que a mensagem para o Natal é de "paz para todos, segurança para todos".

"O que nós desejamos mais, o que mais esperamos, não está vindo. Queremos paz."

"Não temos falta de alimentos, não precisamos de ajuda. Queremos liberdade de movimento, não queremos muros. Não queremos barreiras", acrescentou o Patriarca Latino de Jerusalém.

'Capital do Natal'

O prefeito de Belém, Victor Batarseh, concordou com os pedidos do patriarca.

"Estamos preparados para dar as boas-vindas ao Natal com luzes, decorações e alegria, mas esta pequena cidade de amor e paz, a capital do Natal, não tem a paz que deseja e merece", afirmou.

O ponto alto das comemorações do Natal em Belém é a missa à meia-noite, perto da Igreja da Natividade, construída onde se acredita que teria existido o estábulo onde Maria deu à luz Jesus.

Cerca de 300 cristãos da Faixa de Gaza, com idades acima de 35 anos, receberam permissão dos militares israelenses para deixar o território e ir a Belém durante 24 horas para celebrar o Natal.

A cidade espera receber um total de 15 mil turistas durante o período, em um ano onde foi registrou um número recorde de visitantes, cerca de 1,6 milhão de pessoas.

No entanto estes números não significam mais dinheiro para a cidade, pois a maioria dos turistas visita Belém por apenas um dia e ficam em hotéis em Israel.

"Apenas 5% do dinheiro fica do lado palestino", afirmou o ministro do Turismo palestino, Khulud Duaibess.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)