Quinta-feira, 24 de dezembro de 2009 - 17h07
BBC Brasil
O patriarca latino de Jerusalém e principal autoridade da Igreja Católica na Terra Santa, Dom Fouad Twal, afirmou nesta quinta-feira que todos os cristãos têm hoje uma esperança comum: a paz.
Twal realizou uma procissão de Jerusalém a Belém, onde lidera as comemorações do Natal juntamente com milhares de peregrinos cristãos.
Depois que ele e seu comboio de carros atravessaram o muro erguido por Israel para separar áreas palestinas na Cisjordânia, onde fica Belém, o patriarca disse que a mensagem para o Natal é de "paz para todos, segurança para todos".
"O que nós desejamos mais, o que mais esperamos, não está vindo. Queremos paz."
"Não temos falta de alimentos, não precisamos de ajuda. Queremos liberdade de movimento, não queremos muros. Não queremos barreiras", acrescentou o Patriarca Latino de Jerusalém.
'Capital do Natal'
O prefeito de Belém, Victor Batarseh, concordou com os pedidos do patriarca.
"Estamos preparados para dar as boas-vindas ao Natal com luzes, decorações e alegria, mas esta pequena cidade de amor e paz, a capital do Natal, não tem a paz que deseja e merece", afirmou.
O ponto alto das comemorações do Natal em Belém é a missa à meia-noite, perto da Igreja da Natividade, construída onde se acredita que teria existido o estábulo onde Maria deu à luz Jesus.
Cerca de 300 cristãos da Faixa de Gaza, com idades acima de 35 anos, receberam permissão dos militares israelenses para deixar o território e ir a Belém durante 24 horas para celebrar o Natal.
A cidade espera receber um total de 15 mil turistas durante o período, em um ano onde foi registrou um número recorde de visitantes, cerca de 1,6 milhão de pessoas.
No entanto estes números não significam mais dinheiro para a cidade, pois a maioria dos turistas visita Belém por apenas um dia e ficam em hotéis em Israel.
"Apenas 5% do dinheiro fica do lado palestino", afirmou o ministro do Turismo palestino, Khulud Duaibess.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da