Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Chanceleres sul-americanos vão à ONU para discutir sobre as Ilhas Malvinas


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – A tentativa de retomar as discussões sobre a soberania das Ilhas Malvinas (Falklands, para os britânicos) é o tema principal das reuniões dos chanceleres da Argentina, do Uruguai, Peru e de Cuba, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, por dois dias. Os ministros das Relações Exteriores, Héctor Timerman (Argentina), Luis Almagro (Uruguai e no exercício da presidência temporária do Mercosul), Bruno Rodríguez Parrilla (Cuba) e José Beraun Aranibar (Peru) têm reuniões hoje (25) e amanhã (26).

A soberania das Ilhas Malvinas é reivindicada por argentinos e britânicos. Atualmente as ilhas estão sob domínio do Reino Unido. A disputa foi acirrada em 1982 por uma guerra que provocou mortes dos dois lados. O assunto é tema prioritário da agenda internacional do governo da Argentina.

A delegação de chanceleres deve ser recebida hoje pelo presidente da comissão especial da ONU, o embaixador equatoriano Diego Morejon Pazmino. O encontro ocorre no momento em que o governo do Reino Unidos promoveu um referendo, no qual a maior parte dos cerca de 2 mil moradores das ilhas optou pela manutenção do status de território autônomo britânico.

Os chanceleres também têm reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no dia 26. Por várias vezes, o secretário defendeu a busca de diálogo entre argentinos e britânicos referindo-se à questão das Malvinas.

Em sua primeira audiência com o papa Francisco, no último dia 18, a presidenta Cristina Kirchner pediu a interferência dele nas negociações envolvendo as Ilhas Malvinas. Francisco é argentino e foi arcebispo de Buenos Aires.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)