Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Chuvas no Rio Beni deslocam 260 familias na Bolívia


Cerca de 260 famílias de comunidades nos municípios de San Borja , San Ignacio e Santa Rosa Moxos Yacuma em Beni, foram evacuadas para áreas mais altas de ontem devido ao transbordamento do manequim , Colorado, e os rios Isiboro Yacuma.

O Chefe do Risco de Desastres e município de São Borja , José Vaca, disse a Razão Digital que pelo menos 60 famílias mudaram-se para montar escapar da inundação .Chuvas no Rio Beni deslocam 260 familias na Bolívia - Gente de Opinião

Cedral registra 30 famílias afetadas e Under número semelhante Tacuaral , ambas as comunidades estão localizadas nas margens do manequim e rios Colorado .

San Borja faz parte do departamento de Beni, que, juntamente com outros municípios da região atingida por fortes chuvas .

Nas margens dos dois rios também são tsimanes indígenas assentadas. Vaca informou que Puerto Triunfo e Chacal também correm o risco de inundações.

Vice-Ministro da Defesa Civil , Oscar Cabrera, disse que as fortes chuvas e transbordamento de rios Beni evacuar 200 famílias começou.


A autoridade disse que o fluxo das águas dos principais rios de Beni ( Mamore e Ibare Yacuma ) , Cochabamba ( Ichilo , Espírito Santo e Chapare ) e La Paz ( Desaguadero ) está aumentando nos últimos dias.

O coordenador departamental do Centro de Operações de Emergência (COE) , Luis Philips informou que o fluxo de água vai continuar a complicar a situação no departamento de outras famílias.

Enquanto isso, a comunidade deputado Abel Cochabamba Yaira anunciou que Yuki Recuaté Bia foi isolado pela inundação da estrada principal. "Está chovendo muito e estão isolados. O único caminho é um rio, então você não pode chegar e você não pode ficar doente ", disse ele .

Fonte: La Razon

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)