Domingo, 12 de agosto de 2007 - 10h19
Uma antiga floresta de ciprestes que pode ter 8 milhões de anos foi descoberta na Hungria. Os arqueólogos encontraram 16 troncos preservados em uma mina de carvão na cidade de Bukkabrany, no nordeste do país.
Algumas árvores foram preservadas intactas, embora a maior parte da floresta tenha se transformado em carvão graças a uma camada de areia que a cobriu. Os pesquisadores acreditam que ela pode ter sido soterrada por uma tempestade de areia.
Como foi preservado material orgânico, espera-se que as árvores possam oferecer aos cientistas informações valiosas sobre o clima da Terra há 8 milhões de anos.
Os troncos - de 2 a 3 metros de diâmetro e cerca de 6 metros de altura - são de uma espécie conhecida como cipreste de pântano, que cresce por um período de 200 a 300 anos.
Segundo o correspondente da BBC em Budapeste, Nick Thorpe, a madeira das árvores ainda parece marrom em fotografias tiradas pelos arqueólogos.
Mas como o material que protegia os troncos foi retirado, há risco de que eles possam se pulverizar diante dos cientistas.
Estão sendo tomadas medidas urgentes para preservá-los, depois que tentativas de retirá-los do local fracassaram.
Fonte: BBCBrasil
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da