Sábado, 5 de julho de 2008 - 19h24
Isaac Bigio*
(Londres, Análise Global/ BR Press) - Em três meses, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) sofreram seus piores golpes. Quando o presidente colombiano Álvaro Uribe deu início a esta derrocada, ao matar o chanceler das Farc no Equador (Raúl Reyes), Quito e Caracas mobilizaram tropas para enfrentá-lo. Mas hoje, com o resgate de Ingrid Betancourt, todos os governantes de esquerda latino-americanos, e até Fidel Castro, o aplaudem.
A diferença entre um e outro fato está em que, inicialmente, a Colômbia incursionou no Equador, matando todo um acampamento guerrilheiro, e hoje os 15 reféns foram resgatados sem derramamento de sangue. No entanto, também está na nova correlação criada por Uribe desde tal incursão.
O assassinato de outro mais entre os sete secretários das Farc, a morte de Tirofijo e a ofensiva diplomática que quis mostrar Chávez e Correa como aliados das Farc obrigou a uma guinada na Venezuela. Chávez começou a condenar a "luta armada" e a pedir a liberação incondicional de todos os seqüestrados, e Uribe baixou o tom das denúncias baseadas no conteúdo dos arquivos dos laptops. Logo os dois presidentes voltaram a se reunir.
A forma tão incrível com a qual a guerrilha mais antiga do Ocidente foi infiltrada e enganada poderia mostrar que, dentro das Farc, há fissuras. Antes, na guerrilha de El Salvador, os "moderados" eliminaram os "duros". Hoje, todos os governos "socialistas" da região vêm lutando para isolar os intransigentes dentro das Farc e fazer com que estas optem por uma inserção na legalidade, tipo América Central e Irlanda do Norte, pela via das urnas e não das armas.
(*) O analista internacional e ex-professor da London School of Economics (LSE) Isaac Bigio é especializado em América Latina e assina uma coluna diária no jornal peruano Correo. Tradução: Angélica Resende/BR Press.
Isaac Bigio
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da