Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Começam as eleições presidenciais na Coreia do Sul



Da Agência EFE

Já é terça-feira (9) na Coreia do Sul (6h em Seul, 18h de segunda-feira em Brasília), onde os colégios eleitorais abriram as portas para as eleições presidenciais antecipadas no país por causa do impeachment da ex-presidente Park Geun-hye. A mandatária foi impedida em função do escândalo de corrupção que ficou conhecido como "Rasputina". As informações são da agência EFE.

Cerca de 42 milhões de sul-coreanos estão convocados para ir às urnas, segundo a Comissão Nacional Eleitoral, dos quais mais de um quarto (11,07 milhões) já depositou a cédula nos dois dias de votação antecipada, na quinta e na sexta-feira da semana passada.

As últimas eleições presidenciais no país, realizadas em dezembro de 2012, contaram com participação de 75,84%, e poucos esperam que desta vez seja superado o recorde de 89,2% de 1987, quando a junta militar do general Chun Doo-hwan autorizou o primeiro pleito democrático em mais de duas décadas.

Os centros de votação ficarão abertos durante 14 horas, até as 20h (hora local; 8h da terça-feira 9, em Brasília), em uma tentativa de estimular a participação.

Favorito

As últimas pesquisas apontavam como favorito nas eleições o liberal Moon Jae-in com 42% das intenções de voto. Mais de 20 pontos percentuais atrás aparecem o centrista Ahn Cheol-soo e o conservador Hong Yoon-pyo.

Esta é a primeira vez que a Coreia do Sul antecipa eleições para escolher o presidente depois que, também pela primeira vez na era democrática, o Tribunal Constitucional ratificou a cassação de um presidente. Park Geun-hye foi deposta em 10 de março. Em prisão preventiva e podendo ser condenada até mesmo à prisão perpétua, ela é acusada de criar uma rede de tráfico de influências com sua amiga Choi Soon-sil, conhecida como "Rasputina", por sua influência sobre a ex-governante.

As duas teriam recebido US$ 50 milhões em propinas de pelo menos três grandes empresas - entre elas a Samsung, cujo presidente de fato também está preso - em troca de favorecimentos por parte do governo.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)