Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Comitê da Fifa recomenda suspensão de Valcke por 9 anos



Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil

O presidente da câmara de investigação do Comitê de Ética da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Cornel Borbély, recomendou hoje (5), em seu parecer final, que o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, afastado do cargo desde setembro de 2015, seja suspenso de atividades ligadas ao futebol por nove anos.

O parecer foi entregue à câmara decisória do Comitê de Ética da Fifa, presidida por Hans-Joachim Eckert.

Borbély também pediu a renovação da suspensão de Valcke por mais 45 dias de todas as atividades relacionadas ao futebol.

Recomendou que o dirigente da Fifa seja punido com uma multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 400 mil) por violações do Código de Ética da Fifa, como conflitos de interesse e a oferta e o recebimento de presentes e outros benefícios.

Em seu comunicado, a Fifa não informou quando será dada a decisão final do Comitê de Ética sobre Valcke.

Jornais de diferentes países publicaram reportagens mostrando denúncias do empresário Benny Alon sobre o dirigente da Fifa, que, de acordo com as matérias, ficava com parte do dinheiro de ingressos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Alon é proprietário de uma empresa que tinha contrato para fornecimento de ingressos da Copa com a Fifa.

Segundo as reportagens, o empresário afirmou que fez um acordo com Valcke para vender ingressos do Mundial por um valor quatro vezes maior que o original. Conforme o empresário, em troca a empresa e Valcke dividiriam os lucros.

Em dezembro, o suíço Joseph Blatter, presidente demissionário da Fifa, e o francês Michel Platini, que lidera a União das Federações Europeias de Futebol (Uefa) desde 2007, foram suspensos por oito anos de toda a atividade ligada ao futebol pelo Comitê de Ética da federação.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)