Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Como valorizar o lugar da mulher na Igreja?


Gente de Opinião

Gente de Opinião

No último sábado, ao fim da manhã, o Papa Francisco recebeu uns 150 participantes no Seminário promovido pelo Conselho Pontifício para os Leigos por ocasião dos 25 anos da Carta “Mulieris dignitatem”, do Beato João Paulo II, o primeiro documento do magistério da Igreja inteiramente dedicado à mulher. Nestes três dias de encontro em Roma foi aprofundado especialmente o ponto da Carta em que se diz que “Deus confia de modo especialmente o homem, o ser humano, à mulher”.

“Que significa este confiar especialmente o ser humano à mulher? – interrogou-se o Papa, respondendo considerar que se trata da dimensão de maternidade. Muitas coisas podem mudar e mudaram mesmo na evolução cultural e social, mas permanece o facto de que é a mulher que concebe, porta no seio e dá à luz os filhos dos homens. E não se trata apenas de um dado biológico. “Chamando a mulher à maternidade, Deus confiou-lhe de uma maneira muito especial o ser humano”.

Sobre a mulher e a sua vocação – considerou o Papa – há “dois perigos, dois extremos opostos”. O primo é reduzir a maternidade a uma função social, a uma tarefa, por muito nobre que seja, mas que na realidade põe de lado a mulher com todas as suas potencialidades. O perigo oposto é promover uma espécie de emancipação que, para ocupar os espaços subtraídos pelo masculino, abandona o feminino com as preciosas marcas que o caracteriza.

Papa Francisco chamou a atenção para a “sensibilidade especial pelas coisas de Deus” que tem a mulher, “sobretudo no ajudar-nos a compreender a misericórdia, a ternura e o amor que Deus tem por nós”. É neste contexto que se coloca a “Mulieris dignitatem”, com uma reflexão profunda, orgânica. É daí que há que partir de novo para o desejado trabalho de aprofundamento e promoção do papel da mulher – considerou o Papa. “Também na Igreja é importante perguntar-se: que presença tem a mulher? Pode ser mais valorizada? É uma realidade que tenho muito a peito”.

Fonte: Rádio Vaticano


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)