Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Comunidade internacional e Irã retomam negociações dia 14


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – No próximo dia 14, em Istambul, na Turquia, os representantes do grupo 5+1 (formado pelos Estados Unidos, a Rússia, China, o Reino Unido, a França e Alemanha) e do Irã se reúnem para discutir o programa nuclear iraniano. A expectativa, segundo a chefe da Diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, é que o impasse seja encerrado.

Porém, as duas reuniões anteriores do Irã com o 5+1, em 2010 e 2011, fracassaram. O presidente Mahmoud Ahmadinejad avisou hoje (9) que o governo prosseguirá com o programa nuclear desenvolvido no país. “Mesmo que o mundo inteiro se oponha ao Irã”, disse ele, no Dia Nacional da Tecnologia Nuclear.

“O país resistiu às pressões inimigas sobre o programa nuclear para defender a sua dignidade”, acrescentou Ahmadinejad. Para ele, “[os críticos do Irã] não poderão bloquear o progresso tecnológico e científico”.

Desde 2010, o Irã está sob rígidas sanções econômicas, comerciais e financeiras impostas principalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e os Estados Unidos. Líderes políticos estrangeiros levantam dúvidas sobre os fins não pacíficos do programa nuclear iraniano. Mas as autoridades asseguram que o objetivo do programa é civil e pacífico.

Os presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e da China, Hu Jintao, são contrários à imposição de novas sanções ao Irã. Norte-americanos e europeus pressionam para aumentar as restrições aos iranianos. Para o primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, o Irã participa das negociações nucleares com o 5+1 só para “enganar e ganhar tempo”.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)