Domingo, 11 de novembro de 2018 - 15h53
O TikTok,
Anteriormente chamado de Musical.ly, é um aplicativo que permite gravar vídeos
curtos, geralmente com dublagens musicais, danças, clipes ou cenas de humor. O
app chegou à lista dos mais baixados nos Estados Unidos no mês de outubro,
contado com 130 milhões de usuários, e ficando à frente de Instagram e Facebook. O serviço é febre entre o público jovem asiático, especialmente
entre os chineses, mas também faz sucesso no Brasil. Influenciadores famosos em
outras redes sociais, como Winderson Nunes, já bateram a marca de 200 mil fãs
no TikTok.
O crescimento da popularidade do aplicativo se deu após a fusão com o antigo Musical.ly, em agosto deste ano. Na ocasião, os usuários foram migrados automaticamente para a nova plataforma e passou a receber novos usuários. A seguir, entenda por que o TikTok está fazendo tanto sucesso.
TikTok grava vídeos curtos de dublagens e faz sucesso entre jovens — Foto: Divulgação/TikTok
1. O que é o TikTok?
O TikTok é um aplicativo para Android e iPhone (iOS) voltado exclusivamente para a gravação e publicação de vídeos curtos, que podem ter de 15 a 60 segundos, tendo a dublagem como foco principal. As dublagens mais famosas são, em sua maioria, realizadas por pessoas utilizando um tom de humor ou fazendo coreografias de dança. Também é permitido gravar vídeos sem o recurso da dublagem, utilizando o áudio do microfone. O aplicativo tem formato de rede social e os usuários podem seguir os perfis uns dos outros, curtir, comentar e compartilhar publicações. Para acessar, é possível usar e-mail ou dados do Facebook, Google ou Twitter.
Para realizar as dublagens, o usuário pode acessar um extenso catálogo do próprio TikTok, que disponibiliza músicas nacionais e internacionais. As faixas são separadas por categoria, entre as mais famosas do momento ou por gênero musical. Ao visualizar um vídeo de um amigo, o aplicativo também exibe o nome do artista e da música utilizada naquela dublagem, para que o usuário também tenha acesso a ela. Ao gravar um vídeo ou enviar um arquivo da galeria, é possível mixar o volume do som ambiente e da faixa escolhida para criar uma sonoridade ideal.
TikTok
permite curtir, comentar e reagir aos vídeos de dublagens dos amigos — Foto:
Divulgação/TikTok
3. Fusão entre TikTok e Musical.ly
Em agosto
de 2018, o antigo aplicativo de dublagens Musical.ly foi comprado pela
ByteDance, mantenedora do já existente TikTok, em uma operação que custou US$ 1
milhão. Após a compra, os dois serviços foram fundidos e o nome TikTok foi
mantido, com o objetivo de se tornar o principal app de vídeos curtos com
alcance mundial. Na época da transação, o Musical.ly acabara de atingir a marca
de 100 milhões de usuários ativos mensais.
Todos os usuários da antiga plataforma foram migrados automaticamente para o novo app, sem a necessidade de criar um novo perfil. A nova versão foi repaginada e ganhou novos recursos de edição de vídeos, com o objetivo de estimular a criatividade do público através dos vídeos.
4. TikTok em números
Três meses após a fusão, os downloads do aplicativo aumentaram em 20%, fazendo com que o TikTok alcançasse a marca de 130 milhões de usuários no mês de outubro, superando redes sociais famosas, como Instagram, Facebook, Youtube e Snapchat nos Estados Unidos. Fazendo um comparativo, no mesmo período, o Snapchat perdeu usuários e o Twitter manteve sua base de ativos.
TikTok
apresenta crescimento enquanto outras redes perdem usuários — Foto:
Reprodução/Apptopia
Na China,
país onde o TikTok também se destaca, quase 9% de todo o tempo online dos
usuários é destinado aos vídeos do aplicativo. Mais de um terço dos 1,4 bilhão
de chineses, a maior população do mundo, estão ativos em aplicativos de vídeos
curtos, e o TikTok, lá chamado de Douyin, é o preferido entre pessoas de todas
as idades, incluindo os idosos.
Esse rápido crescimento pode ser atribuído ao intenso investimento em publicidade do serviço. A ByteDance, startup mais valiosa do mundo, com valor de mercado de US$ 75 bilhões, aumentou significativamente os gastos voltados para a divulgação do app, utilizando diferentes meios de anúncios.
TikTok tem efeitos faciais para usar nos vídeos de dublagem — Foto: Divulgação/TikTok
Diante
dessa crescente, o Facebook estaria desenvolvendo um concorrente direto para o
TikTok. Chamado de “Lasso”, o app seria uma continuação independente do Lyp Sync Live, direcionado para
adolescentes e que também permitiria gravar vídeos curtos e aplicar recursos de
dublagem.
No Brasil,
perfis de celebridades como Whindersson Nunes e Tirullipa, também famosos no
YouTube e no Instagram, chegam a bater a marca de 200 mil fãs no TikTok. Suas
publicações ultrapassam as 500 mil curtidas, aqui chamadas de “corações”.
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