Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Copa amplia interesse de colombianos pelo português Brasil


Leandra Felipe

Gente de Opinião
Bogotá - A realização de uma Copa do Mundo no Brasil fez aumentar o interesse dos colombianos pelo portuguêsLeandra Felipe / Agência Brasil

Agência Brasil/EBC

A realização de uma Copa do Mundo no Brasil aumentou o interesse dos colombianos pelo português brasileiro. Em Bogotá, o Instituto Brasil-Colômbia (Ibraco), que já era considerado a maior escola de ensino do português brasileiro no exterior, com mais de 5,3 mil matrículas por ano, teve dificuldade de encontrar professores brasileiros para suprir a demanda no primeiro semestre.

Com a proximidade do Mundial, o instituto teve de criar um curso focado na Copa. O material didático exclusivo, intitulado “O Brasil é Aqui”, foi criado para aproveitar o interesse no idioma, despertado pele evento. O curso tem o futebol como tema central e aborda ainda as características culturais de cada uma das cidades-sede do campeonato.

“Usamos uma abordagem comunicativa e aproveitamos cada cidade para mostrar a comida regional e a música dentro das aulas de português”, explicou a brasileira Karen Vieira, professora do Ibraco.

O curso da Copa foi oferecido a colombianos que viajarão para o Brasil a turismo e também a trabalho. A rede privada de TV e Rádio Caracol, uma das maiores da Colômbia, fez um convênio com o instituto, e professores brasileiros montaram turmas para ensinar o português aos jornalistas e profissionais das emissoras que irão acompanhar o campeonato.

Para a jornalista Darcy Quinn, âncora de um dos programas de rádio da empresa, as aulas foram importantes para “treinar” o ouvido e assimilar palavras cotidianas do futebol. “Foi bom para que pudéssemos nos ambientar regionalmente. Eu só conhecia o Rio de Janeiro e sabia pouco de outras partes do Brasil”, destaca.

No curso, ela descobriu semelhanças entre brasileiros e colombianos. “Somos muito parecidos, gostamos de festa e acho que a Copa é um momento de a gente olhar para o vizinho”, destaca.

Darcy disse que ainda não aprendeu a falar português e brincou: “Vejo vocês no Brasil, para falar portunhol!”.

Gente de Opinião

Bogotá - A realização de uma Copa do Mundo no Brasil fez aumentar o interesse dos colombianos pelo portuguêsLeandra Felipe / Agência Brasil

Para a diretora acadêmica do instituto, Beatriz Miranda, o principal legado da competição será ampliar o vínculo com o país vizinho. Embora o interesse pelo português já existisse antes, com a Copa, a procura foi ampliada.

Além das aulas no Ibraco, há turmas em universidades e em 40 empresas. “Dentro do instituto, faltam salas de aulas e professores”, relata.

Mesmo para quem já estudava português antes, o torneio no Brasil acabou se tornando um desafio para praticar o idioma. A administradora Angela Ortizo, 35 anos, está no sexto nível do curso regular. Já fala e entende bem o português, mas diz que aproveitou o Mundial para conhecer mais as cidades em que a seleção da Colômbia disputará partidas – Brasília, Belo Horizonte e Cuiabá.

“Não tinha ideia do que é a comida de Minas Gerais, agora quero provar. E já sei que em Mato Grosso tem uma chapada muito bonita, que é a dos Guimarães”, diz, com desenvoltura. Angela vai para Cuiabá com o pai, que completará 60 anos durante a Copa. “Será a nossa viagem dos sonhos”, diz.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)