Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Coreia do Norte quer dialogar sobre programa nuclear


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O governo da Coreia do Norte, que ameaça deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana podendo atingir vários países da região, informou que está disposto a retomar as negociações sobre o seu programa nuclear. O enviado especial norte-coreano à China, Choe Ryong-hae, disse hoje (24) às autoridades chinesas que o governo está disposto a seguir as recomendações de Pequim e retomar as negociações sobre o tema.

Choe, que é general quatro estrelas e diretor do Departamento Político do Exército norte-coreano, foi à China com a disposição de buscar um acordo, segundo ele. O militar se reuniu ontem (23) à noite com Liu Yunshan, do comitê permanente do Partido Comunista Chinês (PCC), o principal órgão de direção do regime.

“[O governo da China] espera que todas as partes implicadas façam adesão ao objetivo de desnuclearização da Península Coreana e mantenham a paz e a estabilidade”, disse Yunshan, em comunicado. “[Peço que] adotem medidas concretas para reduzir as tensões, façam avançar ativamente o diálogo e as consultas e retomem as conversações a seis partes, em breve.”

As negociações envolvem integrantes de seis países. Participam dos diálogos representantes das duas Coreias, da China, Rússia, dos Estados Unidos e do Japão. Desde 2003, o programa  programa nuclear norte-coreano é tema de reuniões do grupo, mas as discussões foram interrompidas em 2009, depois que a Coreia do Norte abandonou as conversas devido às sanções internacionais impostas ao país após novo teste nuclear.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)