Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Coreia do Sul convida Dilma para participar da reunião do G20


 
Ivan Richard
 Agência Brasil

Brasília – O governo da Coreia do Sul convidou oficialmente a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, para participar da reunião de cúpula do G20 nos dias 11 e 12 deste mês, em Seul. Dilma fará parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o convite, a presidente eleita poderá participar de todos os eventos oficiais do encontro.

Não é a primeira vez que um presidente eleito acompanha seu antecessor em encontros internacionais. Em 1994, o então presidente eleito Fernando Henrique Cardoso integrou a comitiva do presidente Itamar Franco à 1º Cúpula das Américas, em Maimi (EUA). É comum a participação do presidente eleito nesse tipo de evento como forma de preparação do novo governo.

Apesar de compor a comitiva de Lula, Dilma não viajará para Coreia do Sul no avião do presidente. Ela irá a Seul em voo comercial acompanhada do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e de assessores. O motivo é que Lula, antes de ir para Seul, tem compromissos oficiais em Maputo e Moçambique, na África, nos dias 9 e 10.

O presidente Lula desembarcará na capital coreana na próxima quinta-feira, por volta das 12h. No mesmo dia à noite, ele participa de jantar de trabalho oferecido pelo presidente da Coreia do Sul aos demais chefes de estado do G20. O tema será será a economia global e o marco para o crescimento forte e equilibrado.

“A cúpula de Seul, a quinta do G20, completa uma fase importante na história do encontro, pois conclui o programa de 47 ações adotadas em Washington, em novembro de 2008, como as reformas do FMI [Fundo Monetário Internacional], disse o secretário adjunto de imprensa da Presidência da República, Carlos Villanova.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)