Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Coreia do Sul quer ampliar parcerias com o Brasil


Renata Giraldi
Agência Brasil


Brasília – O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio da República da Coreia do Sul, Kim Sung-hwan, conclui hoje (28) visita de dois dias ao Brasil com uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Em pauta, a ampliação da cooperação nas áreas de comércio, investimentos, ciência, tecnologia e inovação.

A 15 dias do começo da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá de 12 a 23 de junho no Rio de Janeiro, o assunto é um dos principais temas da conversa de Sung-hwan e Patriota. A expectativa é que a Coreia do Sul participe ativamente da conferência. No total, são esperados mais de 120 chefes de Estado e de Governo para o evento.

Na reunião com Patriota, Sung-hwan assinará o memorando de entendimento sobre a parceria para a formação de diplomatas sul-coreanos e brasileiros, com o apoio do Instituto Rio Branco (responsável pela formação de diplomatas brasileiros) e da academia diplomática sul-coreana (cujo nome em inglês é Korea National Diplomatic Academy).

Há ainda expectativa em torno da viagem do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, à Coreia do Sul, que deve ocorrer nos próximos dias. Pimentel pretende negociar a possibilidade de fechar parcerias para a fabricação de veículos híbridos – movidos a eletricidade e etanol – no Brasil. A ideia é estimular uma nova política automotiva a partir de 2013.

Em 2011, a Coreia do Sul ocupou a colocação de sétimo parceiro comercial do Brasil, registrando um fluxo de comércio bilateral de US$ 14,8 bilhões – com mais de 274% de aumento em cinco anos. Com aporte de US$ 1,08 bilhão em 2011, a Coreia do Sul é considerado um dos principais investidores estrangeiros no Brasil, nas áreas de petrélo, eletroeletrônico e de transportes.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)