Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Corrupção põe Brasil em 101º em ranking


O Brasil aparece em 101º lugar no ranking das economias mais livres do mundo, que considera 163 nações e foi divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Heritage, de tendência conservadora, e pelo "Wall Street Journal".

O ranking é liderado por Hong Kong, considerada a economia mais adaptada à condição de livre mercado - dando liberdade às exportações, à entrada de capitais, à entrada de investidores estrangeiros e ao vaivém de trabalhadores. Além disso, o índice também leva em conta o nível de corrupção nas diferentes nações.

É justamente no item corrupção, segundo a pesquisa, que o Brasil aparece na pior posição, recebendo apenas 33 pontos. De acordo com o instituto, a percepção da corrupção - que impede o bom funcionamento da economia - piorou em relação ao indicador do ano passado.

Outros problemas

Outros problemas citados em relação ao país são a falta de respeito à propriedade intelectual, as regras para investimentos diretos e o setor bancário engessado. "Um sistema de impostos confuso, estrutura de transporte inadequada e barreiras para o investimento estrangeiros são impedimentos ao crescimento", ressalta a pesquisa.

A liberdade econômica do país também é prejudicada pelo tamanho do Estado, que ainda controla boa parte da economia do país por meio da alta arrecadação de impostos. O imposto de renda de 27,5% para as pessoas de maior renda é considerado excessivo pelo instituto, uma vez que a média ideal seria de 15%.

Outros países

Do outro lado da moeda, os países com maior liberdade econômica, de acordo com o Instituto Heritage, são: Hong Kong, Cingapura, Irlanda, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Chile, Reino Unido e Dinamarca.

Entre os 29 países do continente americano, o Brasil aparece na 21ª posição em liberdade econômica, bem atrás de nações como o México (44º lugar), Peru (55º) e Paraguai (77º).
 
Fonte: Agência O Globo

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)