Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Crise cambial na Argentina se intensifica


Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília – Medidas anunciadas no início da semana pelo governo da presidenta Cristina Kirchner sacodem o mercado cambial argentino. As medidas aumentam as taxas para gastos com cartão de crédito no exterior e outros itens do setor de turismo, como pacotes de viagens.

Desde o anúncio das medidas, na segunda-feira (18), a cotação do dólar voltou a registrar volatilidade no mercado paralelo. A moeda norte-americana superou a barreira dos 8 pesos na última quarta-feira e ontem (21), apesar da leve queda, fechou cotada a 8,45 pesos – diferença acima de 60% para a cotação oficial, de 5,1 pesos.

Analistas econômicos atribuíram ainda à nova onda de nervosismo fatos como a reunião de emergência, convocada pela presidenta com seus assessores econômicos na quarta-feira, na residência presidencial de Olivos.

A iniciativa foi considerada pouco comum na agenda presidencial e gerou uma série de boatos na imprensa sobre mudanças na política cambial e substituição da presidenta do Banco Central, Mercedes Marcó del Pont.

Desde que o governo implementou o controle cambial, há 17 meses, no fim de 2011, o dólar ganhou diferentes denominações e cotações na Argentina.

A espiral na cotação da moeda norte-americana no paralelo voltou a ser tema de debates nas principais emissoras de rádio e de televisão do país. O dólar é usado com frequência, por exemplo, na compra e venda de imóveis – setor que registrou forte queda desde o controle cambiário, de acordo com dados das câmaras imobiliárias.

Assim como ocorre com o dólar, o real também tem câmbio paralelo no país. A cotação oficial está em torno dos 2 pesos, já a paralela pode superar, dependendo do dia, a barreira dos 4 pesos.
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)