Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Cristina Kirchner presta depoimento pela segunda vez em menos de três meses


Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil

Pela segunda vez em menos de três meses, a ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner vai comparecer à Justiça nesta quarta-feira (6). Ela vai depor num processo que investiga a venda de contratos futuros de dólar a preços abaixo do mercado internacional, que teria causado prejuízo aos cofres públicos equivalente a R$ 17 bilhões. No último dia 3, ela deu a primeira entrevista a um canal de televisão desde que deixou a Casa Rosada, em dezembro passado, para criticar a politica econômica do atual presidente, Mauricio Macri, e dizer que se sente vítima de uma “perseguição” judicial, com fins políticos.

 Segundo Cristina, o aumento brutal (cerca de 500%) das tarifas dos serviços públicos, imposto por Macri depois de anos de precos subsidiados ou congelados, era desnecessário e contribuiu para criar “neopobres”. No primeiro trimestre deste ano, o número de argentinos vivendo abaixo dos níveis de pobreza aumentou 3,6%. Mas, segundo Macri, isso é fruto de anos de inflação anual de dois dígitos, déficit fiscal e políticas pouco transparentes, que afugentaram os investidores – herança dos últimos 12 anos de governos Kirchner.

“Minha intenção é continuar me ocupando com o futuro”, respondeu Macri, quando jornalistas pediram comentários sobre a entrevista de Cristina. Sua principal meta, disse, é a transparência no governo e o respeito à independência dos três poderes. “Ela (Cristina) precisa fazer seus esclarecimentos na Justiça”, acrescentou.

A ex-presidenta também está sendo investigada em um caso de lavagem de dinheiro, envolvendo o empreiteiro Lázaro Baez. Ele enriqueceu nos governos de Nestor Kirchner (2003-2007) e de sua viúva e sucessora, Cristina Kirchner (2007-2015). Baez, que foi preso há dois meses, é acusado de ter alugado quartos em um dos hotéis do casal, que nunca teria usado e que, supostamente, era uma forma de retribuir os Kirchner pelas licitações públicas que ganhava.

Nos últimos dois meses, a polícia argentina cumpriu dois mandados de busca e apreensão em imóveis da ex-presidenta. Nesta semana, depois de descobrir contas bancárias na Suíça com US$ 25 milhões, a Justica ouviu os depoimentos de Lázaro e três de seus quatro filhos.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)