Sexta-feira, 2 de março de 2012 - 11h03
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – Depois do governo da Grã-Bretanha, a França anunciou hoje (2) o fechamento da embaixada na Síria. As autoridades francesas informaram que a decisão foi motivada pelas ações de repressão do governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, à população.
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi duro nas críticas a Assad. “[O ministro das Relações Exteriores da França] Alain Juppé e eu decidimos fechar a nossa embaixada na Síria. “O que se passa é um escândalo. Há mais de 8 mil mortos, inclusive centenas de crianças, e a cidade de Homs ameaça ser riscada do mapa. É absolutamente inaceitável”, disse ele.
Sarkozy garantiu que a França seguirá todas as recomendações da União Europeia e do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para adotar medidas mais rigorosas contra Assad. “Não vamos fazer nada sem uma resolução do Conselho de Segurança”, disse ele.
Ontem (1º) o chanceler da Grã-Bretanha, William Hague, anunciou o fechamento da embaixada britânica em Damasco, capital da Síria. Também confirmou a retirada do embaixador e dos demais funcionários da representação diplomática. Segundo ele, a medida foi tomada devido à deterioração das condições de segurança no país.
O Brasil tem posição oposta à dos britânicos e franceses. O governo brasileiro vai manter o embaixador na Síria, Edgard Antonio Casciano. O objetivo das autoridades é demonstrar que a presidenta Dilma Rousseff se dispõe a cooperar com o diálogo em busca do fim do impasse no país.
O Brasil acompanha a Turquia, que comanda as negociações de paz na região, e manterá em funcionamento a embaixada em Damasco. De acordo com diplomatas que participam das negociações, o Brasil vai manter a representação diplomática na Síria para dar suporte aos cerca de 3 mil brasileiros que vivem no país e para indicar sua posição em favor de operações pacíficas.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da