Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Desemprego na zona do euro bate recorde


Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – Na região da zona do euro – que reúne os 17 países europeus que adotam a moeda única – o índice de desemprego atingiu 10,8%, em fevereiro, ante 10,7% de janeiro. Os percentuais, recorde desde 1997, são da Eurostat – agência de estatísticas vinculada à União Europeia (UE).

Pertencem à zona do euro a Bélgica, Alemanha, Estônia, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Itália, o Chipre, Luxemburgo, Malta, os Países Baixos, a Áustria, Portugal, a Eslovênia, Eslováquia e a Finlândia. A Eurostat analisou a situação de emprego de trabalhadores que têm dos 15 aos 74 anos.

No conjunto da União Europeia (UE), o índice de desemprego atingiu 10,2% ante 10,1% em janeiro. O desemprego envolveu 17,13 milhões de pessoas na região da zona do euro. Porém, na União Europeia como um todo, foram registrados 24,5 milhões de desempregados – dos quais 5,4 milhões são jovens.

Os piores números apareceram nos países que enfrentam os impactos da crise econômica internacional de forma mais intensa. São eles a Espanha (23,6%), a Grécia (21%) e a Itália (9,3%), além do Chipre (9,7%). Os menores resultados no bloco ocorreram na Áustria (4,2%), na Holanda (4,9%), em Luxemburgo (5,2%) e na Alemanha (5,7%).

Em comparação com fevereiro do ano anterior, a taxa de desemprego caiu em oito países da União Europeia e subiu em 18, mas ficou estável na Romênia, por exemplo. Foram registradas quedas acentuadas na Lituânia, Letônia e Estônia.

Na zona do euro, a taxa de desemprego entre os homens aumentou de 9,7%, em janeiro, para 10,7%. No caso das mulheres, cresceu de 10,3% para 11% no mesmo período. Os estudos feitos pela Eurostat lembram ainda que, em fevereiro de 2012, a taxa de desemprego nos Estados Unidos chegou a 8,3% e, no Japão, alcançou 4,7%.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)