A tradicional decoração, uma homenagem holandesa para o Pontífice que já está na sua 31ª edição, além de enfatizar a sacralidade da liturgia é rica de referências simbólicas à mensagem pascal do Papa Francisco.
O trabalho na Praça São Pedro é feito por uma equipe, coordenada por Paul Deckers. Segundo ele, “cada ano é um momento de pura magia! O caminhão que vem da Holanda chega sempre na quinta-feira, antes da Páscoa. Logo que chegam, descarregamos as árvores, as flores e as composições floreais já preparadas na Holanda e, assim, se começa a decorar o jardim primaveril na Praça São Pedro. É sempre um desafio decorar a enorme praça e transformá-la numa grande tela floreal”.
A disposição das árvores e das composições floreais é estudada para não interferir no desenvolvimento da Missa e para melhor orientar os enquadramentos da televisão que irão transmitir a celebração, seguida por milhões de telespectadores em todo o mundo. Como sempre as flores são, na sua maioria, nas cores que representam a Cidade do Vaticano: amarelo e branco.
A Páscoa da Ressureição do Senhor representa um evento único para evidenciar o valor das flores e das plantas em diversos momentos da vida. Neste ano, é uma Páscoa especial porque é festejada tanto pelos católicos, como pelos ortodoxos no mesmo dia - 16 de abril. (AC)
Fonte: rádio Vaticano