Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

E-jornal pode ser comercializado ano que vem



CAMBRIDGE, Massachusetts - O e-jornal, uma grande e portátil tela que é constantemente atualizada com as últimas notícias, foi proposto pela ficção científica por anos. Ele também está nos sonhos dos editores de jornais que lutam contra o aumento dos custos da produção e distribuição, contra a queda na circulação e a diminuição na receita de publicidade dos produtos impressos.  

Enquanto o dispositivo dos sonhos permanece no projeto, a Plastic Logic irá introduzir publicamente na segunda-feira sua versão do e-jornal: uma leve tela plástica que imita a escrita – mas não a sensação – de um jornal impresso. 

O aparelho, que ainda não tem nome, utiliza a mesma tecnologia que o Sony eReader e o Kindle da Amazon.com, uma tela altamente legível em preto e branco desenvolvida pela E Ink Corp. Enquanto ambos os aparelhos têm como principal objetivo ser leitores de livros, o da Plastic Logic, que foi mostrado numa feira de tecnologia em San Diego, tem a tela duas vezes maior. Com o tamanho de parte de uma máquina copiadora, ele pode ser continuamente atualizado via conexão wireless, e pode armazenar e mostrar centenas de páginas de jornal, livros e documentos.  

Richard Archuleta, presidente da Plastic Logic, disse que a tela é grande o suficiente para dar um aspecto de jornal. "Mesmo que a proposta fosse para documentos de empresas, todo mundo pede por jornal," disse Archuleta. 

O leitor deverá às compras no primeiro semestre do próximo ano. A Plastic Logic não vai anunciar quais empresas de notícias irão disponibilizar seus artigos até a International Consumer Electronics Show em janeiro de 2009 em Las Vegas, quando irá revelar também o preço do aparelho.

Kenneth A. Bronfin, presidente da Hearst Interactive Media, disse que "estamos esperançosos de que possamos distribuir o conteúdo dos nossos jornais em aparelhos da próxima geração já no ano que vem." Ele não revelou qual aparelho a empresa deverá usar, mas disse que "estamos muito interessados nos e-jornal. Estamos ansiosos para nos envolvermos no projeto."

A Hearst Corp., detentora da Hearst Interactive Media, é dona de 16 jornais diários, incluindo o The Houston Chronicle, The San Antonio Express e The San Francisco Chronicle, e foi uma precoce investidora no E Ink. A companhia já distribui versões eletrônicas de alguns jornais na Amazon Kindle.

Os jornais analisaram a tecnologia de perto durante anos. O formato ideal, uma tela flexível que poderia ser enrolada ou dobrada como qualquer outro jornal, ainda está a anos de distância, diz a E Ink. Mas os já previstos monitores coloridos com imagens que se movimentam e propagandas interativas e que poder ser clicadas devem chegar em apenas alguns anos de acordo com Sriram K. Peruvemba, vice-presidente de marketing de E Ink.

A E Ink espera estar apta a criar nos próximos anos novas tecnologias que permitem aos usuários escreverem na tela e ver vídeos. Em uma demonstração recente na E Ink, a companhia mostrou protótipos de telas flexíveis que podem criar cores rudimentares e imagens animadas. "Em 2010, nós vamos produzir uma versão do monitor que poderá oferecer as cores do jornal," disse Peruvemba.

Economia

Se o jornal eletrônico decolar, as economias podem ser substanciais. No jornal The San Francisco Chronicle, por exemplo, a impressão e entrega de jornais são responsáveis por 65% das despesas fixas, disse Bronfin.  

Como um dispositivo eletrônico, os jornais poderão determinar quem está lendo seus produtos, e ainda quais artigos estão sendo lendo. Os anunciantes podem ainda entender seu público e direcionar seus produtos para os prováveis consumidores

Apesar dessas questões de privacidade surgirem, "esse é um futuro que nós vamos explorar," disse Hans Brons, presidente da iRex Technologies em Eindhoven, na Holanda.  

IRex comercializa o iLiad, um leitor eletrônico que pode ser usado para receber versões eletrônicas dos jornais  Les Echos da França e da NRC Handelsblad da Holanda. 

O iLiad, Kindle e eReader provam que a tecnologia funciona. A grande questão para as companhias de jornais é quanto as pessoas irão pagar pelo aparelho e pelo serviço de assinatura.
 
Por ERIC A. TAUB - - The New York Times

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)