Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Espionagem: Reunião entre norte-americanos e europeus


Carolina Sarres
Agência Brasil

Brasília - Representantes europeus e norte-americanos se reúnem de hoje (28) até quarta-feira (30) em Washington, nos Estados Unidos, para esclarecer as atividades de monitoramento de comunicações da população e de chefes de governo europeus que vieram à tona na última semana. De acordo com denúncias feitas pela imprensa internacional, houve espionagem na França, na Alemanha e na Espanha.

Os chefes de governo de todos os países expressaram insatisfação em relação às suspeitas e cobraram explicações do governo norte-americano. Na sexta-feira (24), no encontro entre líderes europeus em Bruxelas, na Bélgica, foi decidido e envio de uma delegação da União Europeia aos Estados Unidos.

De acordo com o chefe da delegação, o membro do Comitê de Liberdades Civis do Parlamento Europeu Claude Moraes, a prioridade do encontro é reunir informações relevantes e evidências de fontes norte-americanas. "Teremos a oportunidade de discutir diretamente com os Estados Unidos as supostas atividades de monitoramento de autoridades norte-americanas e qualquer impacto que podem ter em temos de violação do direito fundamental à privacidade que os cidadãos europeus têm", disse.

O representante europeu e os demais membros da delegação se reúnem nos próximos dias com parlamentares, advogados, acadêmicos e membros da sociedade civil norte-americanos durante a visita a Washington. Na agenda, também estão previstas discussões sobre a reforma das leis de proteção a informações da União Europeia e sobre a possível suspensão do Acordo Swift entre os Estados Unidos e os membros do bloco europeu. O Acordo Swift prevê a troca de informações bancárias entre as partes para o combate ao terrorismo.

"Os direitos dos cidadãos europeus não podem ser tratados como de menos importância do que os [direitos] dos [cidadãos] norte-americanos", observou o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Parlamento Europeu, Elmar Brok, membro da delegação.

Os representantes da União Europeia vão à Casa Branca na quarta-feira para um encontro com a diretora sênior para Assuntos Europeus do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Karen Donfried. Em seguida, a delegação europeia vai às Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)