Quarta-feira, 16 de abril de 2008 - 09h49
Suplementos vitamínicos podem ser prejudiciais à saúde e aumentar o risco de mortalidade, sugere um novo estudo realizado na Dinamarca e publicado nesta quarta-feira pela organização internacional Cochrane Library.
BBC Brasil
Segundo a pesquisa, realizada na Universidade de Copenhague, tomar vitaminas não ajuda a prolongar a expectativa de vida e alguns suplementos, como as vitaminas A e E e o beta caroteno podem, ao contrário, aumentar o risco de mortalidade.
Estes suplementos são considerados antioxidantes, ou seja, são substâncias que protegem as células das moléculas chamadas de "radicais livres".
Os pesquisadores fizeram uma revisão de 67 estudos com 230 mil pessoas saudáveis e doentes sobre os efeitos das vitaminas.
Em 47 dos estudos, com 181 mil pessoas saudáveis, a vitamina A estava relacionada com um aumento de 16% no risco de morte, comparados com 7% relacionados ao beta caroteno e um aumento de 4% com a ingestão de vitamina E.
"As descobertas de nossa revisão indicam que pessoas que realizaram testes clínicos com estes suplementos aumentaram os riscos de mortalidade. O mais importante é que as pesquisas atuais mostram que não há provas para apoiar o uso generalizado de suplementos antioxidantes em pessoas saudáveis ou em pacientes doentes", disse Goran Bjelakovic.
A Associação Britânica dos Produtores de Alimentos Saudáveis rejeitou as descobertas dos pesquisadores dinamarqueses. Segundo um porta-voz do órgão, estes suplementos teriam um papel importante em promover a saúde.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da