Terça-feira, 24 de março de 2009 - 23h47
O governo americano anunciou nesta terça-feira os detalhes de um plano de US$ 700 milhões para combater o tráfico de drogas no México.
A maior parte do dinheiro deve ser investido no aumento do policiamento na fronteira entre os dois países, a fim de conter a atuação dos cartéis do tráfico na região.
O plano prevê a ampliação do número de oficiais de imigração, alfândega, de combate às drogas e armas que patrulham a fronteira, assim como uma maior coordenação entre diversas agências americanas e mexicanas.
O governo mexicano também receberá cinco helicópteros dos Estados Unidos como parte da iniciativa.
Os detalhes foram divulgados poucos dias antes da visita ao México da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e em um momento em que aumentam os sinais de que a violência do lado mexicano da fronteira está chegando ao território americano.
Problema crescente
Os governos de ambos os países estão sendo pressionados pela opinião pública para adotar uma política mais coordenada para lidar com o problema.
O México vive uma intensa guerra contra o narcotráfico. Há dois anos, o presidente Felipe Calderón prometeu enfrentar os poderosos cartéis que, segundo ele, ameaçam a estabilidade do país.
A decisão levou a uma escalada da violência, pois quadrilhas rivais enfraquecidas começaram a lutar não apenas contra forças do governo, mas também entre si.
Cerca de oito mil pessoas morreram no México nos últimos dois anos em crimes associados ao tráfico de drogas.
Fonte: BBC BRASIL
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da