Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Evo ampliará área legalizada de cultivo de coca na Bolívia



Regulamentar plantio na na região do Chapar, sua base eleitoral, é uma antiga promessa do presidente


LA PAZ - O governo do presidente boliviano Evo Morales legalizará a coca cultivada pelos camponeses em parte da região do Chapare, sua base eleitoral, e tomará terras de pessoas que cultivem coca no resto do território boliviano.

O vice-ministro de Defesa Social, Felipe Cáceres, disse hoje que, com a "legalização" de uma área de 1.600 metros quadrados para cada um dos 45.700 cocaleiros da região do Chapare, e de outros 1.000 hectares em outra região, as plantações legais de coca crescerão dos 12.000 hectares atuais para 20.000 hectares.

Localizada no centro do país, a região do Chapare foi a maior área cocaleira do país, que durante anos resistiu à tentativa de erradicar o cultivo da coca. Isso converteu Evo num aguerrido líder sindical, até que ele ingressou na política no final da década de 1980.

Promessa

Legalizar a coca na região do Chapare é uma antiga promessa eleitoral de Evo e agora ele se propõe a cumpri-la, após ter sido reeleito com 64% dos votos nas eleições de 6 de dezembro. O sufrágio deu a Evo pleno controle sobre a Assembleia Legislativa que assumirá em 22 de janeiro de 2010.

O mandatário boliviano falou em legalizar a coca dessa região no sábado, durante reunião com sindicalistas cocaleiros, dos quais ainda é líder.

O vice-presidente da Bolívia, Alvaro García Liñera, explicou que se trata de legalizar o que já existe. "Essa coca já estava lá quando chegamos ao governo em 2006, se trata de legalizar e definir uma nova estrutura para limitar a expansão do cultivo da coca, não é nada novo", afirmou.

A legislação boliviana reconhece como legais 12.000 hectares de cultivo de coca na região de Yungas, ao norte de La Paz, onde a planta é cultivada para usos tradicionais e medicinais desde a época dos incas. Mas em 2004 o governo concordou, pressionado pelos sindicalistas mobilizados, em reconhecer o cultivo parcial também na região do Chapare. 

Fonte: O altoacre.com

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)