Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Evo Morales pode se candidatar para terceiro mandato


Leandra Felipe
Agência Brasil/EBC

Bogotá - A Câmara dos Deputados da Bolívia aprovou hoje (15) a Lei de Aplicação Normativa que permitirá que o atual presidente, Evo Morales, possa se candidatar a um terceiro mandato presidencial. A proposta que permite que Morales e o vice-presidente Álvaro García Linera disputem as eleições pela terceira vez foi aprovada por 84 votos a favor e 33 contrários.

Antes da lei ser aprovada, o Tribunal Constitucional da Bolívia deu um parecer a favor da constitucionalidade da proposta, o que abriu caminho para que Evo Morales seja candidato nas eleições presidenciais de dezembro de 2014. O parecer foi publicado em abril passado.

De acordo com o tribunal, o atual mandato, que começou em dezembro de 2009, é o que deve ser levado em conta para efeito de contagem de tempo, porque em fevereiro do mesmo ano, a Bolívia foi refundada como Estado Plurinacional da Bolívia, mediante a proclamação de uma nova Constituição política no país, após aprovação de referendo popular com 90,24% de votos favoráveis.

Morales foi eleito pela primeira vez em 2005 e reeleito em dezembro de 2009. A sentença considera que a refundação do Estado deve considerar apenas o atual mandato, o que possibilitaria a reeleição no ano que vem.

A Constituição boliviana limita a dois o número de mandatos presidenciais consecutivos que o presidente do país pode exercer. Morales sempre defendeu que o primeiro de seus governos (2006-2010) não pode ser considerado porque ocorreu antes da refundação do país e que ele não completou o período de mandato de cinco anos.

Apesar da aprovação da lei, a oposição no país considerou inconstitucional que Morales esteja apto para disputar um terceiro mandato.

* Com informações da TV Multiestatal Telesur e Agência Boliviana de Informação (ABI)
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)