Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ex-agente norte-americano pede asilo a 21 países


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O ex-agente norte-americano Edward Snowden, da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, pediu asilo político a 21 países - incluindo Rússia, Islândia, Equador, Cuba, Venezuela, Índia, China, Alemanha, França e Brasil.

As informações são atribuídas ao site WikiLeaks. Algumas solicitações foram feitas em nome de Sarah Harrison, funcionária britânica do WikiLeaks, que acompanhou Snowden em 23 de junho em viagem de Hong Kong para Moscou.

Parte dos pedidos foi feita em nome do ex-agente. Os pedidos de asilo feitos em nome de Snowden foram dirigido aos seguines países: Áustria, Bolívia, Finlândia, Itália, Irlanda, Países Baixos, Nicarágua, Noruega, Polônia, Espanha e Suíça. "Os documentos destacam os riscos de perseguição que Snowden enfrenta nos Estados Unidos”, diz o site.

Snowden está sendo acusado pelos Estados Unidos de espionagem por divulgar que órgãos oficiais do governo norte-americano monitoravam caixas postais, na internet, e também chamadas telefônicas. Segundo o ex-agente, o monitoramento envolvia também pessoas fora dos Estados Unidos, inclusive na Europa.

O ex-agente acusa o governo dos Estados Unidos de pedir ao vice-presidente norte-americano, Joe Biden, para pressionar os líderes mundiais com o objetivo de impedir a concessão de visto para ele e, assim, obter a extradição.

No documento, divulgado pelo site WikiLeaks, há uma mensagem de Snowden ao presidente do Equador, Rafael Correa, agradecendo o seu apoio e recusa de extradição. Correa confirmou que Biden pediu que sejam rejeitados pedidos de asilo político de Snowden.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)