Sábado, 12 de março de 2011 - 08h45
Portal R7
Uma explosão na usina nuclear Fukushima 1, no Japão, deixou ao menos quatro feridos neste sábado (12), informaram vários veículos da imprensa japonesa. A central atômica foi gravemente afetada pelo terremoto de 8,9 graus na escala Richter e pelos tsunamis que atingiram o nordeste do país nesta sexta-feira (11).
Ainda não está claro qual é a extensão da explosão, embora a televisão japonesa tenha relatado que partes do teto e do muro do local desabaram. Também não se sabe se o vazamento nuclear detectado anteriormente foi agravado pelo acidente. A France Presse relatou uma "grande nuvem de fumaça branca" nos arredores da central atômica.
As autoridades japonesas aconselharam os moradores dos arredores a ficar dentro de casa, com portas e janelas fechadas e sistemas de ar-condicionado desligados. Os serviços de emergência também pediram que a população usasse máscaras ou toalhas para cobrir o rosto, em uma aparente tentativa de diminuir os riscos de contaminação nuclear.
Mais cedo, a Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão tinha informado que era "altamente provável" que o reator nuclear da usina Fukushima 1 estivesse se fundindo. Segundo a emissora de televisão local NHK, a explosão ocorreu às 16h da hora local (4h de Brasília).
Fontes da agência nuclear citadas pela rede de TV CNN também disseram que "há grande possibilidade" de que o vazamento tenha sido provocado pelo início do derretimento do reator radioativo, embora tenham afirmado que o incidente "não representa risco imediato" para a população.
Um porta-voz da companhia elétrica Tokyo Electric Power (Tepco), titular da central, negou que tal fenômeno esteja acontecendo e afirmou que a companhia estava tentando fazer subir o nível de água para esfriar o reator.
De acordo com informações da agência de notícias Kyodo, césio radioativo foi detectado neste sábado perto da usina, que enfrenta uma série de problemas desde o violento terremoto. A televisão japonesa diz que o nível de radioatividade é 20 vezes maior do que o normal nos arredores da central atômica.
Usina liberou vapor radioativo
Mais cedo, a Tokyo Electric Power (Tepco), titular da central, informou ter liberado vapor radioativo no ar para reduzir a pressão excessiva no reator da central de geração de energia.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da