Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

FAO prevê US$ 30 bilhões para restabelecer agricultura no mundo


 

Da Agência Safras

Foi aberta ontem (27), em Porto Alegre, a primeira edição do fórum O Campo Abre Caminhos, que encerra hoje (28), na Fiergs. Na abertura, o presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, disse que o resultado esperado é vislumbrar os rumos para a agricultura gaúcha. A situação alimentar no mundo hoje chega a níveis críticos e queremos debater o que fazer e como devemos agir nos próximos anos para ocuparmos um mercado que está se mostrando importante. O desafio é inserir a Emater nessa discussão e desenvolver ações que representem a vontade do nosso público assistido, declarou o dirigente. Seriam necessários US$ 30 bilhões para restabelecer a agricultura no mundo. Assim abriu a primeira palestra do fórum o representante Adjunto da FAO no Brasil, Gustavo Chianca.

Nos últimos anos a agricultura não está aumentando o ideal para diminuir a fome no mundo e, com a crise financeira atual, 70 milhões de pessoas entraram na faixa de subnutridos. Os preços aumentaram muito e agora estão em ligeira baixa, mas não o suficiente para amenizar os efeitos. Em 2008 existia uma projeção de crescimento de 5,23% na produção de cereais, mas com uma postura conservadora adotada por produtores esse aumento está sendo revisto. E é primordial a inserção da agricultura familiar na produção de alimentos para a segurança alimentar. Temos que valorizar o alimento local. comentou Chianca.

Já a professora da Università degli studi di Palermo na Itália, Guisepina Pisciotta, apresentou a situação européia e a italiana no que diz respeito às estratégias adotadas para o setor. Segundo ela, em 2003 houve uma mudança na legislação que permitiu as administrações e os agricultores valorizassem determinados produtos em detrimento de outros, o que se mostrou ineficiente. Será preciso uma nova reforma. Até 2015 teremos de encontrar alternativas para voltarmos a valorizar a produção local, como era antigamente, avaliou a professora. O objetivo do fórum é discutir a produção gaúcha e buscar ações para aprimorar a execução das políticas públicas e os processos tecnológicos que visam a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

Serão cinco eventos que irão apontar quais as necessidades mais urgentes e que deverão estar na pauta de trabalho da extensão rural nos próximos anos, visando principalmente o desenvolvimento da agricultura familiar no Rio Grande do Sul. Além do presidente da Emater, participaram da abertura do Fórum o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado; o diretor da secretaria de Relações Institucionais Lino Hamann e o vice-presidente da Farsul, Gedeão Silveira Pereira. Cerca de 300 pessoas entre extensionistas, produtores, representantes de cooperativas, do setor de crédito e de sindicatos prestigiaram o evento no primeiro dia. A realização do evento é da Emater/RS-Ascar e do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)