Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Farc anunciam fim da trégua unilateral


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciou nesse domingo (20) o fim da trégua unilateral que declarou há dois meses. A trégua foi anunciada no início das negociações de paz com o governo da Colômbia, que exigiu um cessar-fogo. Há cerca de meio século as Farc atuam em território colombiano e nas fronteiras. A trégua acaba oficialmente às 6h de Bogotá (9h de Brasília).

As Farc querem um cessar-fogo bilateral e o fim das hostilidades que dizem sofrer por parte das autoridades colombianas. "É com o coração pesado que regressamos ao estado de guerra que ninguém quer", disse o chefe da delegação das Farc nas negociações com o governo, Ivan Márquez. Autoridades colombianas não se manifestaram em relação ao anunciado fim da trégua.

Desde o fim do ano passado, integrantes das Farc e do governo negociam o fim dos conflitos na Colômbia. Autoridades de Cuba, da Noruega, do Chile e da Venezuela fazem a mediação do acordo de paz. A maior parte das reuniões tem ocorrido em Havana, capital cubana. Inicialmente, a previsão das autoridades é que o acordo deveria ser concluído no fim deste ano.

“[Queremos que o governo] estude a possibilidade de um cessar-fogo bilateral e do fim das hostilidades para que as conversações de paz possam decorrer em um ambiente tranquilo", disse Márquez.

"Se, por qualquer razão, o governo colombiano não considerar oportuna a criação desse ambiente, vamos propor um tratado que defina as condições para a guerra, para evitar que a população sofra", acrescentou.

Anteontem (29), o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que as Farc tinham "respeitado em grande parte a trégua unilateral" e garantiu que as Forças Armadas e a polícia estavam prontas para responder às ações da guerrilha.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)