Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Farc e governo começam novo ciclo de negociação


Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil/EBC

Bogotá - Começou hoje (3) em Havana, Cuba, a 15ª rodada de conversações pelo fim do conflito entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo do país. O tema em discussão é a participação política, o segundo assunto da agenda definida em debate ocorrido em maio. Embora os diálogos sejam secretos, as declarações dadas fora da mesa mostram o impasse quanto ao referendo para validar os possíveis acordos.

As Farc não aceitam a proposta por considerar que o governo agiu de maneira “unilateral” ao apresentar um projeto de lei ao Congresso do país, sem conversar com a guerrilha sobre o assunto. E, se de um lado, as Farc rejeitam o referendo, do outro, o governo também não aceita a proposta de convocação de uma Assembleia Constituinte, defendida diversas vezes pela guerrilha. Os negociadores do governo dizem que o tema não será discutido por não "fazer parte" da agenda predefinida, antes do início das negociações.

Mesmo assim, o negociador-chefe das Farc em Havana, Iván Márquez, disse na semana passada que não desistiu da proposta da assembleia e que insistirá no tema. “Há espaço para discutirmos isso mais adiante, quando estivemos tratando do sexto ponto que é a garantia para o cumprimento dos acordos que estão sendo celebrados”, explicou à imprensa em Cuba.

Durante o recesso de conversações, prazo em que os negociadores discutem os temas em separado, o chefe máximo das Farc, Rodrigo Londoño, o Timochenko, enviou uma carta ao presidente Juan Manuel Santos, em que o acusava de estar com “muito discurso e pouca ação”. Timochenko disse, inclusive, que revelaria o conteúdo que está sendo negociado para “esclarecer a verdade ao povo colombiano”.

Com a ameaça, o governo reagiu e disse que a atitude poderia comprometer a confidencialidade da negociação. Dois dias depois, Timochenko enviou um novo comunicado dizendo que não revelaria o conteúdo e, em tom mais ameno, chegou a elogiar o governo Santos.

As Farc atuam desde 1964 na Colômbia e são consideradas uma das guerrilhas mais antigas do mundo. As negociações de paz em Havana são a quarta tentativa da Colômbia de chegar a uma solução pacífica para o conflito. O atual processo de paz foi anunciado em outubro do ano passado e começou em novembro. Antes de chegar aos diálogos, negociadores do governo e das Farc tiveram conversas "secretas" em que foram definidos os pontos da agenda em negociação.

Já ouve acordo, para o primeiro assunto da agenda: o desenvolvimento agrário. Desde maio, os negociadores discutem o segundo item – a participação política. Mas ainda faltam quatro temas: reparação de vítimas; soluções para o problema do narcotráfico; desarmamento e desmobilização e mecanismos para garantir o cumprimento dos acordos celebrados.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)