Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Farc sinalizam que está perto de um acordo


Leandra Felipe
Agência Brasil/EBC

Bogotá – As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) informaram neste sábado (2) que consideram possível chegar a um acordo com o governo colombiano sobre a participação política da guerrilha, após a assinatura de um acordo de paz. O assunto é o segundo tema da agenda que a guerrilha e o governo colombiano negociam desde novembro do ano passado.

“É possível que, aqui de Havana [Cuba], anunciemos a disposição de trabalhar na perspectiva de uma reforma e de mudanças políticas importantes, que permitam uma participação mais influente dos colombianos na vida política do país”, disse Andrés París, um dos negociadores das Farc.

A participação política de guerrilheiros das Farc, em um eventual fim do conflito armado, vem sendo discutida desde junho. Caso seja firmado um acordo, os ex-integrantes da guerrilha, uma vez desmobilizados, poderiam participar da vida política do país, criando um partido político.

Mediante a expectativa do fechamento de um acordo político, as delegações das Farc e do governo resolveram na última quinta-feira (31), estender as conversações do 16º ciclo de conversações até amanhã (4), na tentativa de chegar a um entendimento.

Caso consigam chegar a um consenso sobre a participação política, faltarão quatro temas para avaliação: a reparação das vítimas do conflito, a solução para o problema das drogas ilícitas no país; o desarmamento e desmobilização dos guerrilheiros e as garantias para cumprimento dos acordos firmados no pós-conflito. O primeiro assunto tratado foi a reforma agrária sobre o qual houve acordo.

Os representantes do governo colombiano não se manifestaram sobre a possibilidade de que seja fechado um acordo nas próximas horas.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)