Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

FARC sofre 'duro golpe', diz ministro colombiano


Agência Telam

Buenos Aires (Argentina) - O número dois e porta-voz das Forças Armadas Revolucionarias de Colombia (Farc), Raúl Reyes, foi morto na madrugada de hoje (1º) durante uma operação militar que inclui o bombardeio de um acampamento da guerrilha e posterior combate, ocorrido em parte em território equatoriano.

Após as primeiras versões de agências internacionais e da Rádio Caracol, de Bogotá, o governo colombiano confirmou a morte de Reyes, feito que considerou "um duro golpe" na mais antiga e maior guerrilha do país.

O ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, disse que juntamente com o porta-voz, morreu um ideólogo do grupo, Guillermo Enrique Torres, cujo nome de guerra é "Julián Conrado".

Os dois corpos, explicou, estão em poder das autoridades de Bogotá. "Quero comunicar ao país que em uma operação conjunta das Forças Armadas e da polícia, foi dado como baixa Raúl Reyes, membro do secretariado das Farc. É o golpe mais contundente nesse grupo terrorista até o momento", afirmou Santos durante entrevista coletiva.

Segundo o ministro, o presidente colombiano, Alvaro Uribe, telefonou para Rafael Correa, do Equador, "para informá-lo da situação", ocorrida em uma região de fronteira entre os dos países.

Correa, em declarações divulgadas pela rede de tevê CNN, renovou sua solidariedade ao povo colombiano, afirmou que "toda perda de vidas humanas é sempre uma dor" e voltou a se oferecer como eventual mediador "se houver algo que possamos fazer".

Santos contou que uma vez bombardeado o acampamento, as Forças colombianas receberam ordem para entrar e neutralizar o inimigo, enquanto a polícia foi incumbida de manter o controle da área até a chegada das autoridades equatorianas.

Segundo o ministro, o "resultado da operação" até aquele momento indicava a morte de 17 guerrilheiros, entre eles Reyes, integrante da cúpula das Farc cujo verdadeiro nome era Luis Edgar Devia Silva.

Santos disse que os bombardeios foram feitos a partir do território colombiano, com colaboração das autoridades do Equador. "No momento em que unidades da força pública transportadas por helicópteros se aproximavam do local, foram atacadas a partir de um acampamento das Farc localizado no lado equatoriano, a menos de 1.800 metros da fronteira. Um dos nossos soldados infelizmente morreu nesse ataque".

A operação foi realizada na madrugada de hoje, numa zona próxima ao Rio Putumayo, a partir de dados de "fontes humanas e de inteligência", detalhou Santos.

O líder rebelde Reyes, um dos sete integrantes da direção das Farc, foi o mais importante negociador durante os frustrados diálogos de paz com o governo do então presidente Andrés Pastrana (1998-2002), quando as tratativas se realizaram numa área desmilitarizada de 42 mil quilômetros quadrados.

Reyes ficou conhecido internacionalmente ao viajar por vários países europeus junto com delegados do governo de Bogotá durante esse processo de paz.

Além disso, tinha coordenado as frentes internacionais da guerrilha que operaram em vários países da Europa, México e Costa Rica. Era um ex-sindicalista que entrou nas Farc nos anos 70 e subiu rapidamente na hierarquia.

Contra ele, pesavam mais de 25 mandados de prisão por crimes como terrorismo, sequestro e assassinatos, entre outros, segundo a agência italiana Ansa.

A morte de Reyes ocorre três dias após nova liberação unilateral de reféns (ex-parlamentares) por parte da guerrilha e um dia após a captura de Lucio Gómez Briñez, outro alto dirigente do grupo, acusado de ser um dos responsáveis pelo sequestro do agora chanceler Fernando Araújo.
 
Fonte: Agência Brasil

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)