Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Filha de Fujimori promete recorrer à Justiça


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Keiko Fujimori, a filha mais velha do ex-presidente do Peru Alberto Fujimori (1990-2000) anunciou que recorrerá à Justiça para conseguir que o pai cumpra prisão domiciliar. A insistência ocorre no momento em que o atual presidente peruano, Ollanta Humala, negou pedido de perdão encaminhado por Keiko e sua família, em favor de Fujimori. Os parentes do ex-presidente argumentaram que ele está debilitado e sem condições de ser mantido na prisão.

“[Meu pai] sairá em liberdade e não em um caixão como o senhor Humala e sua mulher desejam”, reagiu Keiko, em entrevista coletiva concedida ontem (9). A filha de Fujimori concorreu às eleições presidenciais no Peru, contra Humala e foi derrotada por ele. “Nunca houve vontade política de perdoar [meu pai].”

Fujimori foi condenado a 25 anos de prisão por violações aos direitos humanos. No período em que cumpre a pena, ele foi diagnosticado com câncer na boca e vários problemas de saúde, como hipertensão e depressão. Os parentes e simpatizantes do ex-presidente argumentaram que ele precisa de cuidados especiais.

Humala negou o pedido de anistia a Fujimori com base nos argumentos apresentados pela Comissão de Graças Presidenciais, órgão que analisou a situação do ex-presidente e concluiu que não havia necessidade de conceder o indulto. A decisão foi tomada na última sexta-feira (7). O presidente disse que Fujimori tem uma doença terminal e não degenerativa, assim como não sofre de transtornos mentais.

A Comissão de Graças Presidenciais ressaltou que Fujimori está em condições carcerárias corretas: “É um preso nas melhores condições que existem no Peru”. Ao ser perguntado sobre o tema, Humala disse que o assunto “é um capítulo encerrado”.

Fujimori foi condenado em abril de 2009 a 25 anos de prisão, apontado como autor intelectual das mortes de 25 pessoas, assassinadas por um esquadrão da morte que atuava dentro do Exército. O Grupo Colina, como era chamado, combatia a guerrilha Sendero Luminoso.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)