Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

França perde credibilidade e que comentários sobre Lula são uma afronta



Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – O embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, criticou hoje (7) o ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner. O francês insinuou que o presidente Luiz Lula da Silva possa ser enganado pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, na sua visita a Teerã. Com elogios a Lula, o diplomata disse que a França deveria se preocupar com os seus próprios assuntos, pois está perdendo a credibilidade interna e externa. Também disse que os comentários sobre Lula são uma afronta ao presidente da República e à população.

“Os países ocidentais como a França têm de se preocupar com seus assuntos internos. [Esses países] estão perdendo o respeito internacional e até interno. Portanto, essa autoridade francesa deveria se preocupar com seus assuntos internos”, disse o embaixador, em entrevista coletiva concedida em Brasília.

Ontem (6), em Paris, o chanceler francês afirmou que não havia dúvidas sobre a sinceridade das intenções de Lula em tentar cooperar com o diálogo entre o Irã e a comunidade internacional. Mas Kouchner disse temer que as autoridade iranianas não falem a verdade sobre as intenções contidas no programa nuclear do Irã.

A França, os Estados Unidos, a Inglaterra e a Alemanha suspeitam que o programa nuclear dos iranianos esconda a produção de armamentos atômicos. Por isso, as autoridades desses países defendem a imposição de sanções ao Irã por meio do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil é contrário e defende a busca pelo diálogo.

No próximo dia 15, Lula viaja ao Irã, para uma visita de dois dias. O diplomata fez elogios à atuação de Lula e sinalizou que comentários como o do chanceler francês põem em dúvida a capacidade do brasileiro.

“Essas palavras e declarações do francês são uma afronta para o governo e o povo honesto brasileiro. O presidente Lula é um líder corajoso, defensor da justiça e tem apoio do povo. É querido por sua população e também em nível mundial”, disse o embaixador. “O presidente Lula é um líder inteligente e digno de respeito. É respeitado internacionalmente. Nós respeitamos o presidente Lula como uma grande personalidade mundial”, completou.

Gente de OpiniãoDomingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)