Sábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Furacão Katia, de categoria 1, segue rumo ao México



Da Agência EFE

O furacão Katia, de categoria 1, começará a se movimentar rumo ao litoral mexicano na noite desta quinta-feira (7) ou no começo de sexta-feira (8), informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos em seu último boletim.

Katia se mantém estacionado diante do litoral mexicano, com ventos de 130 quilômetros por hora (km/h) e sequências de maior intensidade, e é esperado que nas próximas horas inicie um leve movimento rumo ao sudoeste.

No último boletim do NHC, Katia estava localizado em águas do Golfo do México a 345 km ao leste de Tampico e 315 km de Vera Cruz.

A zona situada entre Cabo Rojo e Lago Verde permanece sob aviso de furacão (passagem em 36 horas), enquanto o aviso de ventos com força de tempestade tropical (até 118 km/h) foi emitido ao norte de Cabo Rojo até Río Panuco e ao sul de Lago Verde a Porto de Vera Cruz.

Os ventos até 118 km/h se estendem por 16 quilômetros desde o centro do ciclone e os de tempestade tropical são sentidos por até 72 quilômetros, indicou NHC.

Além dos ventos, foi previsto um aumento da maré de entre 1,5 a 2,1 metros, situação que virá acompanhada de "grandes e destrutivas" ondas.

Os meteorologistas do NHC anteciparam que Katia produzirá também acúmulos de chuva,
que podem causar inundações e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de terreno montanhoso.

Katia se formou na quarta-feira (6) no Atlântico, onde também permanecem ativos José, também de categoria 1, e Irma, considerado o mais poderoso formado no Atlântico e que já devastou várias ilhas do Caribe, onde deixou um saldo de pelo menos 11 mortos.

Gente de OpiniãoSábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Sábado, 4 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)