Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

G8 está reunido na Irlanda do Norte para definir medidas de incentivo à economia e ao comércio


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Os líderes políticos do G8, o grupo de países mais industrializados e desenvolvidos do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia), estão reunidos na Irlanda do Norte. O objetivo é discutir medidas de combate à evasão fiscal, de incentivo ao comércio mundial e o conflito na Síria, que dura mais de dois anos. Um dos destaques da reunião é o anúncio do acordo de livre comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos.

A presidência temporária do grupo é do primeiro-ministro britânico, David Cameron. Participam das discussões os presidentes Barack Obama (Estados Unidos), Vladimir Putin (Rússia) e François Hollande (França), além da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e dos primeiros-ministros da Itália, Enrico Letta, do Canadá, Stephen Harper, e do Japão, Shinzo Abe.

Segundo Cameron, é fundamental discutir o comércio mundial e a transparência fiscal. Um dos destaques das discussões deve ser o acordo de comércio livre entre a União Europeia e os Estados Unidos. No dia 14, os ministros europeus chegaram a um consenso sobre a cláusula que se refere à "exceção cultural", defendida pela França. Na prática, o acordo com os Estados Unidos deve deixar de fora o setor audiovisual.

Em crise há 26 meses, a situação na Síria deve ocupar parte das discussões. Os debares ocorrem no momento em que os Estados Unidos anunciaram dispor de provas sobre a utilização de armas químicas por integrantes do governo do presidente sírio, Bashar Al Assad.

A Cúpula do G8 termina amanhã (18) e envolve forte esquema de segurança na Irlanda do Norte. O Reino Unido enviou 8 mil agentes policiais. Em Belfast, a 130 quilômetros do local onde ocorrem as discussões, foram convocadas manifestações anticapitalismo. A polícia também está em alerta para a possibilidade de atuação de grupos extremistas republicanos contrários ao processo de paz na Irlanda do Norte.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)