Sexta-feira, 14 de agosto de 2009 - 14h37
O embaixador da Bolívia poderá ser convidado a comparecer à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para prestar esclarecimento aos senadores sobre o desalojamento de brasileiros que vivem naquele país. O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) disse em Plenário, nesta sexta-feira (14), que apresentará requerimento com essa finalidade à comissão, na próxima semana.
Segundo a Folha Online, informou Mesquita, o Ministério de Terras da Bolívia vai expulsar 20 famílias de brasileiros que residem em San Ignácio de Velasco, departamento de Santa Cruz. O senador ressaltou que, de acordo com a reportagem, o vice-ministro de Terras boliviano, Alejandro Almaraz, anunciou que o despejo será realizado em até duas semanas, pela força, com o argumento de que os brasileiros estão assentados ilegalmente no território boliviano e fazem corte indiscriminado de árvores.
O governo da Bolívia tem direito de estabelecer as medidas sobre ocupação territorial que considerar adequadas, destacou o senador. No entanto, disse estranhar que o ministério tenha decidido agir de forma violenta em relação a famílias que vivem há mais de 30 anos naquele país e produzem para a Bolívia.
Geraldo Mesquita lembrou que o Brasil abriga milhares de bolivianos e disse esperar reciprocidade para que haja harmonia nas relações entre os dois países. O senador também observou que o Brasil destinou recursos para o reassentamento de brasileiros para não causar prejuízos às famílias.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), disse considerar a denúncia trazida por Mesquita "coisa gravíssima". Na avaliação do senador, o governo brasileiro tem sido muito "condescendente" com a Bolívia, como quando a Petrobras naquele país foi invadida ou quando o governo boliviano aumentou o preço do gás.
Fonte: Agência Senado
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu
DNIT assegura que ponte binacional em Guajará-Mirim, vai sair
Veja a reportagem:
Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global
Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r
Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da